Impressões ao dirigir
BMW X4 Competition: DNA de SUV, mas temperamento de super esportivo nas estradas
Por Jota Pompílio - Em 05/08/2021 às 12:01 PM
Jota Pompílio, editor
Sabe aquele carro que quando agente está dentro diz “tô me sentindo alto, bonito e rico!”? Eu, jornalista automotivo, a bordo do X4 Competition, que não tenho as qualidades acima citadas, me senti dessa forma! Em Fortaleza, cedido gentilmente pela BMW Haus – autorizada da marca, passei 24 horas com essa “super máquina” e só não dormi nela, na minha garagem, porque não deixaram. Carros extremos tendem a gerar reações extremas.
No outro dia, acordei cedo e não consegui tirar os olhos do modelo tamanho a atração. E não foi só eu! Já fora, a vizinhança do Benfica também parava para admirar. Um adolescente bateu fotos e alguns, mais apressados soltavam: “o que é isso, meu Deus?” Perdi as contas de descrever: é um BMW X4 competition, de 510 cv e motor biturbo 3.0.
A bordo, no semáforo, o impulso do X4 M é notável, prendendo você ao assento do motorista. Não parecia que estávamos dirigindo um SUV, mais um carro esportivo genuíno. Sua aceleração de 0-100 km / h foi alcançada em 4,1 segundos.
A caminho da “Praia do Japão”, ali pelas redondezas do Beach Park, ampliando ainda mais o sorriso no rosto, há tanta aderência nas curvas que é uma loucura. Como dava prazer atacar estradas sinuosas sabendo o quão plano e seguro o veículo permaneceria. E obrigado, BMW, pelos maravilhosos bancos esportivos com almofadas laterais ajustáveis.
E quanto ao som? Deliciosamente gutural em marcha lenta, o sistema de escapamento esportivo M deixa escapar um rosnado rôco e inebriante até o limite de 7.200 rpm. Os estalos da redução de marcha também são música para os ouvidos. Ah, se quiser, você sempre pode usar os shifters de remo no volante para comandar a sinfonia.
Dentro, a cabine é atraente e colorida e à noite é tal qual a cabine de avião. Considere o teto solar panorâmico, a iluminação ambiente ajustável e o impressionante estofamento em couro. A combinação do painel de instrumentos digital e tela sensível ao toque central (ambos de 12,3 polegadas) com o display head-up é moderna e amigável ao mesmo tempo.
Transforme-o no “monstro pessoal”
O que é incrível no BMW X4 M Competition é a capacidade de ajustar as várias configurações como desejar. Ao lado da alavanca de câmbio estão botões para ajustar individualmente a suspensão, direção e, claro, a resposta do motor (Eficiente, Esportivo, Esportivo Plus). Mais perto de você está outro botão para o escapamento esportivo M. A cereja no topo – literalmente – são as duas setas no topo do botão de mudança, permitindo que você selecione o programa Drivelogic (1, 2, 3) que melhor se adapta ao seu estilo de direção – de relaxado e eficiente a sério.
Por meio da tela central, você pode salvar suas preferências em dois perfis distintos: M1 e M2. Depois disso, você só precisa acertar o botão vermelho correspondente no volante para transformar a personalidade do X4 M Competition em um piscar de olhos. Não esqueçamos o sistema de tração integral que também possui um modo Sport enviando mais torque às rodas traseiras e acentuando a sobreviragem nas curvas (controle de estabilidade deve ser desligado).
Onde comprá-lo
O BMW X4 M Competition é um SUV de altíssimo desempenho e um produto de nicho. Segundo o gestor da Haus Fortaleza, Saulo Parente, é possível comprá-lo via encomenda e ele está por R$ 759.950,00. Porém, Saulo enfatiza que para quem tem pressa, e já quer sair com o modelo da concessionária, há outras máquinas da linha M como M 235i, M440i e M3 á disposição. É comprar e levar para a casa. Desses modelos, será uma outra matéria. Será que meu coração aguenta?
[email protected]