Comportamento

Carro rebaixado é crime? A In Road te diz se é ou não

Por Jota Pompílio - Em 27/03/2023 às 1:01 PM

Ferrari Sf80 Stradale Novitec (5)

Algumas marcas premium já vem com modelos rebaixados de fábrica como a Ferrari

Você já viu um veículo de quatros rodas trafegar com rodas grandes e carroceria bem pertinho do chão? Eis um carro rebaixado! O que acontece é que ao contrário do que muitos imaginam, rebaixar o carro não é crime . Entretanto, há uma importante observação a ser dita: é preciso respeitar as normas estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) para não ter dor de cabeça.

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No Brasil, paga-se R$ 350 para regularizar o rebaixamento dentro das normas

O que diz a Lei?

Em veículos com Peso Bruto Total (PBT) igual ou menor que 3.500 quilos , as regras permitem o uso de sistema de suspensão fixo ou regulável, conforme prevê a resolução nº 292/2008 do Contran (Conselho de Trânsito Nacional).

Pelo o que colhemos, para você condutor, que optou dessa forma em circular por vias públicas, a lei determina que o veículo precisa ter uma altura mínima de 100 milímetros, considerando a distância entre o solo e a carroceria, e o conjunto de rodas e pneus não pode encostar em nenhuma parte da carroceria ao esterçar para qualquer um dos dois lados.

Já os veículos de PBT superior a 3.500 kg também podem ter mudanças na altura. O CTB diz que, nesses casos, o nivelamento do chassi não pode passar de dois graus a partir da linha horizontal.

Errou, paga multa!

Caso algumas das regras acima não sejam respeitadas, o dono do carro rebaixado responderá por uma infração grave de trânsito (multa de R$ 195,23, 5 pontos na carteira (CNH), além da retenção do automóvel para regularização, exemplo de medida administrativa permitida pelo CTB).

O que é um carro rebaixado?

Trata-se do veículo que sofreu uma mudança ou uma troca em seu sistema de suspensão, de modo que propositalmente o chassi fique mais próximo da superfície da via. Em outras palavras, são aqueles automóveis que sofrem uma diminuição na altura entre o chassi e o asfalto, por exemplo. O valor para legalizar os carros rebaixados pode variar de um estado para outro no Brasil. Em média, o custo é de R$350.

 

 

 

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