Chevrolet dispara e vende 15 milhões de carros no Brasil
Por Admin - Em 21/03/2018 às 8:49 AM
A GM anda rindo à toa e há tempos que riscou o nome CRISE em seus rascunhos. Os motivos? A fabricante enumera: sucessivos recordes de vendas registrados na última década, a ampla liderança nos últimos dois anos e a completa renovação da linha com foco em conectividade e eficiência energética ajudaram a impulsionar os emplacamentos da Chevrolet de uma maneira impressionante.
Um dos protagonistas
Se você comprou um Onix recentemente, você foi um que engrossou as estatísticas, pois é o produto que mais se destaca nesta recente trajetória e se aproxima das 800 mil unidades vendidas desde o lançamento no fim de 2012. Este volume supera o de qualquer concorrente no período, consagrando o modelo como o de mais rápida ascensão comercial da marca no Brasil.
“O Onix revolucionou seu segmento por democratizar a conectividade total e, até por isso, simboliza a evolução da atual geração de veículos Chevrolet, sendo o preferido do consumidor brasileiro há três anos consecutivos, sempre inovando nos mais variados aspectos, como design, tecnologia, economia e segurança”, explica Carlos Zarlenga, presidente da GM Mercosul (foto acima).
Para Henrique Brito, diretor comercial da Sanauto – concessionária Chevrolet (à direita), em Fortaleza, o sucesso do Onix se dá pelo o seu design atualizado, um bom espaço interno, bancos que dão elevação de altura; ótimo acabamento interno, tecnologia moderna e “cada modelo se adapta e atende ao perfil de cada pessoa por idade”, detalha. Além disso, o profissional enfatiza que o baixo custo de manutenção, maior valor de revenda e baixo custo do seguro também são fortes atrativos para a compra do modelo da GM.
Outros produtos dessa nova linha também são destaques comerciais em seus respectivos segmentos, entre eles o Prisma, o Spin, o Tracker, o Cruze, a S10 e o recém-lançado Equinox, que se transformou no veículo de passeio da marca mais vendido no mundo.
Fábricas em reformas
A Chevrolet também é a empresa que mais investe no mercado brasileiro. São R$ 13 bilhões de 2014 a 2020 para o desenvolvimento de produtos e novas tecnologias e para a modernização e expansão da capacidade, incorporando os novos conceitos de manufatura 4.0, incluindo prensas de última geração, solda a laser, novo sistema de montagem de motor e transmissão, novas injetoras plásticas, novo processo de funilaria e novo transportador de veículo na linha de montagem.
Por conta disso, as maiores fábricas da GM no Brasil estão com a produção interrompida de meados de fevereiro até meados de março, aproximadamente, para iniciar o processo de atualização das linhas.
“A marca Chevrolet está crescendo em ritmo acima do mercado, o que consumiu antecipadamente os estoques programados para o período de reforma das fábricas. Algumas linhas já estão retornando e logo devemos atender as encomendas dos clientes, explica Marcos Munhoz, vice-presidente da GM.
Os complexos em processo de atualização das linhas são os de Gravataí (RS) e de São Caetano do Sul (SP). Eles produzem os modelos Onix, Prisma, Cobalt, Spin e Montana.
Mais vendidos
O Brasil é atualmente o terceiro maior mercado global da Chevrolet, atrás apenas dos Estados Unidos e da China. Por aqui, são emplacados cerca de 1,5 mil carros da marca por dia.
Os modelos com maior volume de vendas acumuladas da Chevrolet são aqueles que ficaram em produção por longos períodos: Corsa, Celta, Chevette e Monza. Atual carro mais vendido da América Latina, o Onix já é o quinto dessa lista.
“A Chevrolet renovou recentemente seu portfólio, inovando em aspectos valorizados pelo consumidor. Prisma e S10 também estão crescendo e já aparecem no ranking histórico dos 10 modelos mais vendidos da marca”, observa Hermann Mahnke, diretor de Marketing da GM. Detalhe : a Chevrolet completou em janeiro 93 anos de atividades no Brasil.