Preferência
Chevrolet fecha 2020 na liderança e GM anuncia retorno dos investimentos
Por Jota Pompílio - Em 06/01/2021 às 2:29 PM
Jota Pompílio, editor
Quem fala de GM lembra logo do Onix, né? O hatch da Chevrolet deitou e rolou mais um ano e tudo indica que irá repetir a liderança em 2021. Neste segmento, o recado é seco e curto: “se segura concorrência, de novo!!!!”
A marca da “gravatinha dourada” também tem o que comemorar no Brasil. Nosso mercado vendeu 1,9 milhão de automóveis e comerciais leves ao longo de 2020 e a GM foi a que se deu melhor: participação de mercado de 17,4% e 338,6 mil unidades vendidas. Detalhe: este é o quinto ano consecutivo de liderança da marca no Brasil, um feito inédito para a General Motors no país.
Onix é heptacampeão, Onix Plus e Tracker disparam em vendas
O Chevrolet Onix foi mais uma vez o carro preferido do consumidor brasileiro, terminando 2020 com 135,3 mil unidades emplacadas. Este é o sexto ano consecutivo de liderança, mas o primeiro cheio desde a chegada da nova geração do hatch, lançada no fim do ano retrasado. Vale destacar que o modelo ganhou recentemente novidades, como a inédita versão RS, de design esportivo.
A Chevrolet liderou também entre os sedans, com o Onix Plus. No ano, foram 83,4 mil unidades emplacadas, fazendo dele o modelo com maior crescimento em volume de vendas em relação a 2019. O Onix Plus também se destacou no ranking geral, terminando 2020 como o terceiro na classificação – é a primeira vez que as versões hatch e sedã de um mesmo modelo de passeio ocupam o pódio de emplacamentos.
Deu o que falar, viu!
Outro produto de sucesso da marca foi o Tracker, cuja nova geração começou a ser comercializada nacionalmente a partir de março. Com 49,3 mil unidades emplacadas no ano, o modelo foi o SUV com maior crescimento em volume de vendas, fato relevante principalmente se considerarmos que o segmento é hoje o mais competitivo da indústria. Aliás, o Tracker bateu em dezembro seu recorde histórico de vendas ao alcançar a marca de 6,7 mil unidades negociadas.
Apresentada no início do segundo semestre com atualizações visuais, mecânicas e tecnológicas para acompanhar a evolução do pujante setor do agronegócio, a S10 somou 26,6 mil unidades emplacadas no ano. Desde a chegada do novo modelo, ofertado com o sistema Wi-Fi nativo, a picape da Chevrolet vem apresentando um forte crescimento justamente quando celebra seus 25 anos de trajetória no mercado brasileiro e o marco de 1 milhão de unidades produzidas no país.
Refletindo por aqui
Na Sanauto – uma das mais tradicionais autorizadas da GM no Brasil e que atua no Ceará e pertence ao Grupo Carmais, Para Marlon Lima, gestor da concessionária, apesar da Covid-19, as vendas foram boas para a marca e sua aposta é que o Onix ainda permanecerá imbatível em 2021.
Segundo ele, a linha do hatch é a que vende mais entre os modelos. Entre as versões, a de entrada, a RS e a Plus (sedan) são as mais procuradas pelos cearenses. Por ordem: Novo Onix, Onix Plus, Novo Onix RS. No segmento SUV, o “Novo Tracker está sendo super desejado e sua aceitação é excelente pelos cearenses”.
Olhando para o futuro, o profissional acredita que a Chevrolet ainda ira crescer mais. “Esperamos uma forte retomada, principalmente, após a vacina”, finaliza.