Picape premium
Com a Shark, BYD entra de vez no segmento picape. Lançamento aconteceu em Goiás
Por Jota Pompílio - Em 21/10/2024 às 9:45 AM
Depois de se inserir no segmento hatch, SUV, sedan esportivo, a BYD inaugura um segmento inédito, o de picape híbrida. Com o nome de tubarão em inglês, a Shark é a primeira caminhonete híbrida do Brasil e está oficialmente em solo nacional com preço sugerido de R$ 379.900.
Não precisa ser um especialista para notar que a picape repassa robustez. Até o motor também o é com 437 cv e uma nova energia que combina um motor 1.5L turbo e um motor elétrico com a bateria Blade de 29.6 kWh de capacidade.
A tecnologia avançada da BYD Shark faz com que a caminhonete alterne entre diferentes modos de condução. Por ser híbrida plug-in, pode ser utilizada puramente no modo elétrico com uma autonomia de até 100 km (NEDC), ideal para deslocamentos urbanos ou nas fazendas.
De acordo com os testes feitos pelo INMETRO no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), a Shark possui uma autonomia na gasolina equivalente a até 24,6km/le na cidade e 19,9 km/le na estrada.
Na junção do sistema híbrido elétrico com motor de 1.5L turbo e torque combinado de 65 KGf.m, sua aceleração de 0 a 100 km/h é em apenas 5.7 segundos, ganhando o título de picape mais potente do país.
Tecnologia
A nova plataforma DMO é a base da Shark. O interior ostenta head-up display, que projeta a velocidade, navegação e informações do ADAS, dentre outras relevantes ao motorista no vidro da frente, proporcionando mais conforto e segurança sem tirar o olho da estrada seja na terra ou no asfalto.
O painel da caminhonete oferece um ecossistema totalmente integrado, possibilitando aos motoristas, através de comandos de voz, gerenciar de maneira intuitiva os modos de condução, ajustar as configurações de ar-condicionado e executar diversas tarefas, aumentando o conforto e a segurança ao dirigir.
Ainda é possível gerenciar remotamente a caminhonete por meio do aplicativo BYD, que oferece diversas funções do carro a serem feitas à distância, como ligar o veículo, acionar os faróis, ativar o ar-condicionado, destrancar as portas, ajustar a ventilação e o aquecimento dos assentos, além de outras funcionalidades.
Segurança no on e off-road
A BYD Shark prioriza a segurança. Integrando a Bateria Blade a um chassi de aço de alta resistência através da tecnologia CTC (cell to chassis), ela garante uma proteção elevada.
A caminhonete super-híbrida da BYD tem medidas que garantem uma experiência de condução espaçosa, com uma distância entre eixos de 3.260 mm. Outra característica importante é em relação às capacidades de carga de 790kg, de reboque que chega a 2.500kg e a de transporte de mercadorias que é de 1.200 litros.