Combustível limpo
Com o novo Cooper SE, Mini entra de vez na era elétrica
Por Jota Pompílio - Em 17/02/2021 às 10:39 AM
Jota Pompílio, editor
Sua estreia está sendo aguarda ainda neste primeiro semestre. Para Saulo Parente, gestor da Haus BMW – autorizada em Fortaleza, “será um grande salto para a marca, a Mini, e uma quebra de paradigma importante”. No visual, o Cooper SE é bem próximo do Mini que você flagra nas ruas, no dia a dia, mas com alguns detalhes que vieram do conceito apresentado no Salão de Frankfurt de 2017. Uma delas: as rodas de liga leve com design retrô e a ausência de uma saída de escapamento é mais uma indicação de que este carro não tem motor a combustão.
Sob o capô, “respira” um motor elétrico, posicionado no lugar onde estaria uma unidade a gasolina – algo curioso, já que muitas marcas posicionam o motor elétrico diretamente no eixo. Ele produz 184 cv, que movem as rodas dianteiras, com a promessa de manter a dinâmica parecida com a de um kart graças a um “inovativo sistema dinâmico de condução com um diferencial blocante próximo do atuador.”
Assim como todos os outros carros elétricos por aí, o torque máximo está disponível logo ao acelerar. Com 27,5 kgfm, o Mini Cooper SE vai de 0 a 60 km/h em 3,9 segundos, precisando de 7,3 segundos para alcançar os 100 km/h. A Mini ainda diz que o hatchback consegue correr de igual para igual com esportivos a combustão pelos primeiros 60 metros. Porém, a velocidade máxima é limitada a 150 km/h, para não acabar com a carga das baterias.
Como recarregar?
Na hora de recarregar, basta usar a porta de recarga localizada acima da roda traseira direita, o mesmo lugar do tanque de combustível dos outros Mini. Leva duas horas e meia para recuperar até 80% da carga com uma tomada de 11 kW, precisando de três horas e meia para chegar aos 100%. Se utilizar uma estação rápida de 50 kW, o tempo necessário para alcançar os 80% cai para 35 minutos.
Para atrair os interessados, a Mini deixou o Cooper SE bem equipado. Vem com faróis de LED, ar-condicionado automático de duas zonas, central multimídia de 6,5″ com navegador e mais. Por um custo a mais, é possível colocar a tela sensível ao toque de 8,8″, acabamento em couro e ainda conta com quatro pacotes de visual com acabamento e rodas diferenciadas.
Em termos de praticidade, o Cooper SE oferece os mesmos 211 litros de porta-malas que o modelo normal. Rebatendo os bancos, o espaço sobe para 731 litros. Bom, para quem gosta de viajar, uma beleza, nè?