
Acordo de bilhões
Com os dois pés do Nordeste: BYD deverá assumir fábrica que a Ford “deixou” na Bahia
Por Jota Pompílio - Em 03/03/2023 às 6:07 PM
Jota Pompílio, editor
Mesmo a marca asiática em silêncio, só falta uma assinatura para que a antiga fábrica da Ford se transforme na Fabrica da BYD – uma gigante quando o assunto é carro elétrico no mundo. Segundo o site UOl, as duas entraram em acordo e a marca chinesa ficará com o controle do Polo Automotivo de Camaçari (BA), mas com o anúncio oficial programado para o próximo mês pela presidência da empresa multinacional. “O comunicado seria feito ainda na metade deste mês – só aguarda acordos finais e agendas políticas”, relata o site através da assinatura do jornalista Jorge Moraes.
Caso se confirme, a produção de veículos de passeio elétricos e híbridos será uma realidade ofertando milhares de empregos para a região nordestina que já conta com a fábrica da Jeep, em Pernambuco. Pela proximidade, os preços dos modelos da BYD deverão ficar mais acessíveis para o consumidor. Pelo menos é o que se espera. Está na lista o Tan, Han, Song, Yuan, D1 e espera pelo compacto Dolphin como próximo veículo local – carro que será vendido abaixo dos R$ 200 mil. No Ceará, em Fortaleza e futuramente em Juazeiro do Norte, a marca é representada pela autorizada BYD Carmais do grupo cearense Carmais.
Carreira meteórica!
De simples fabricante de baterias a primeiro lugar em vendas de carros elétricos no mundo! Esse é apenas mais um capítulo da montadora BYD, que superou, em 2022, as vendas da Tesla através de seus carros elétricos: sofisticados, resistentes e bem mais em conta que qualquer outro da concorrência. Song Plus, TAN EV, YUAN, ET3 e o sedan HAN são protagonistas dessa façanha.
E os números não mentem: a BYD mais que triplicou suas vendas em 2022 para 1,86 milhão de unidades, a maioria delas na China continental. O Brasil deverá ser também um mercado promissor, segundo a previsão da BYD a médio prazo.
Mais notícias


GUERRA COMERCIAL
