100% elétricos

Com um BYD e um Tesla, empresário vai dirigindo de Fortaleza à região Sul para conhecê-los melhor

Por Jota Pompílio - Em 25/02/2023 às 12:53 PM

Jota Pompílio, editor

 

Img 20230225 Wa0001

Exclusiva na Capital, a concessionária BYD pertence ao grupo Carmais e abrirá uma outra em Juazeiro do Norte, Ceará. Fotos: Douglas Filho

Que tal possuir dois carros elétricos e colocá-los à prova em uma viagem de onze dias, analisando e comparando a característica de cada um? Para o empresário Nivton Rocha, dono de um Tesla e um BYD, isso será uma realidade a partir deste domingo. O ponto de partida será a capital cearense e o destino final será em Gramado, Rio Grande do Sul.

Img 20230225 Wa0009

Nivton Rocha

“Comprei um Tesla quando morava na Europa e em Portugal as viagens eram incríveis com um carro elétrico. Ao retornar para o Brasil, importei o Tesla e me deparei com o problema da falta de pontos de recargas. Quando conheci a marca BYD, me encantei pelo modelo TAN e o comprei na BYD Carmais. Ele é muito confortável, potente e espaçoso”, relata . Segundo Nivton, o Tesla chama muita atenção, pois a marca já é conhecida. “Porém, o conforto do TAN e seu acabamento é superior”, pondera. Na prática, ele diz que gosta de aproveitar o que ambos entregam de melhor: do BYD, o conforto. No Tesla, o piloto automático.

Img 20230224 Wa0024

Quase um Déjà vu, mas bem maior

Experiente, o empresário lembra que ano passado decidiu ir com sua esposa, Ana Rocha, para Salvador a um evento de eletro mobilidade com ambos os carros. “Foi incrível! Tanto a viagem quanto a recepção das pessoas. Aí comecei a planejar essa viagem para Gramado, onde o desafio é rodar com dois carros 100% elétricos em trechos que não existe uma tomada sequer, preparada para carregamento”, revela.

Novo Peugeot 208 2023 (2)

Nivton Rocha com sua esposa numa feira de mobilidade elétrica

Baiano, mas “cearense de coração”, o empresário detalha que irá dirigindo o SUV da BYD e um um motorista o Model Y Long Range, da Tesla. Desta vez, sua esposa não poderá acompanhá-lo por ser uma viagem longa. “Vamos levar carga pra simular o comportamento dos carros como se estivessem com cinco adultos mais malas. Na direção, vou alternar para poder documentar características de ambos”.

Superando dificuldades

Sobre o trajeto, que será contornando o litoral, Nivton afirma que já existem carregadores rápidos em parte no percurso. “Onde não existe, levo o carregador portátil que permite recarregar enquanto durmo. Algo que pouca gente sabe”, ressalta.

Img 20230225 Wa0007

A marca Tesla não é comercializada aqui no Brasil.

E se faltar carga durante a viagem? Nivton lembra que existem APPs ( PlugShare e ABRP) que calculam o consumo do carro em cada rota e informam a estimativa de carga até o final. Onde não tem infraestrutura, me programo para dormir. Onde tem, carrego e sigo viagem”.

Img 20230225 Wa0010

Propósito

Ele diz que o objetivo desta incursão  é mostrar que é possível ter um elétrico e fazer praticamente tudo que se faz com um veículo normal. Outo ponto é divulgar a eletro mobilidade em hotéis, cidades menores, pra estimular a adoção deles a pontos de carregamento. “Nos lugares mais críticos, entre Salvador e Vitória, vou doar carregadores (wallbox). Isso vai ajudar ainda mais as outras pessoas terem mais segurança nessa viagem”. Ele avalia que irá documentar o máximo possível de tudo que for bom e ruim para poder disseminar esse conhecimento onde for convidado.

Para finalizar, o que mais lhe atrai em carros elétricos “é a praticidade de carregá-lo em casa quando você está dormindo. E a incrível potência que há neles. Além, claro, do menor custo de manutenção, quase ausência de revisão, e muita, muita tecnologia. “Como trabalho com isso, então inovação e tecnologia está no meu DNA”.

 

 

 

Mais notícias

Ver tudo de IN Road