Testado e aprovado
Conheça o sedan da GM classificado como o carro mais econômico do Brasil
Por Jota Pompílio - Em 30/09/2021 às 10:10 AM
Jota Pompílio, editor
Com o preço da gasolina lá nas alturas, há quem pense em comprar um carro de olho em um veículo que gaste menos. A Road In pesquisou e foi buscar no Inmetro a resposta. Segundo o órgão e seu Programa Brasileiro de Etiquetagem 2021, o grande destaque desta lista é o Onix Plus, classificado como o carro aspirado mais econômico do país, tanto com etanol como com gasolina no tanque, superando inclusive automóveis menores. O sedan da Chevrolet também apresenta o menor consumo na categoria turbo. Na versão normal LT, 1.0, o sedan faz 14,3 km/l (cidade) e 17,7 km/l (estrada) com gasolina.
Em Fortaleza (CE), vendido aqui pela autorizada Sanauto, do Grupo Carmais, a versão é uma das mais desejadas assim como seu irmão, o hatch Onix.
“O motor do Onix faz parte de uma nova geração de propulsores da GM e conta com as mais modernas tecnologias disponíveis para oferecer eficiência energética, performance e baixo custo de manutenção. O sistema avançado de gerenciamento eletrônico do veículo ajuda a potencializar os resultados em qualquer condição de uso, na cidade ou na estrada, seja na opção de transmissão manual ou na automática”, explica Ricardo Fanucchi, diretor-geral da Engenharia de Produto da GM América do Sul.
Compartilhado entre irmãos
Esta nova família de motores é a mesma que equipa o Tracker turbo, que consta na lista do Inmetro como o SUV mais econômico de sua categoria. A Chevrolet, aliás, é a marca que está massificando a adoção do turbo no mercado brasileiro, desde o lançamento da segunda geração do Cruze, há exatos cinco anos.
Os demais modelos da Chevrolet no mercado também se destacam pelo baixo consumo de combustível e todos aparecem entre os melhores em suas respectivas categorias. Desde a picape S10 até o Camaro, que, entre os superesportivos, diferencia-se por trazer tecnologia capaz de desligar metade dos cilindros do motor V8 para poupar gasolina e reduzir emissões em ritmo de cruzeiro.
“A meta da GM é ser uma empresa neutra em carbono até 2040. Estamos conseguindo reduzir drasticamente a emissão dos nossos veículos a combustão e investimos forte no desenvolvimento dos elétricos de zero emissão”, completa Fanucchi.
Órgão de respeito
O Programa Brasileiro de Etiquetagem existe há mais de uma década e é coordenado pelo Inmetro em parceria com o Conpet, o Ibama, o Ministério de Minas e Energia, o Ministério do Meio Ambiente e a Cetesb, e trata de informações sobre consumo de combustível, eficiência energética e classificação do veículo e emissões de CO2, funcionando como uma referência para o consumidor tomar sua decisão de compra.