Sucesso histórico
Corolla sedan alcança a memorável meta de 50 milhões de unidades vendidas no mundo
Por Jota Pompílio - Em 16/08/2021 às 11:24 AM
Jota Pompílio, editor
Embora o SUV seja o segmento do momento, há um sedan clássico que significa sucesso e atingiu a histórica marca de 50 milhões de unidades vendidas no mundo. Se a capital cearense conta com três milhões de habitantes, para chegar a esse número, seriam necessárias 17 Fortalezas para atingir essa média. Incrível, né?
Segundo a fabricante, mais que um sedan, o Corolla serviu como um símbolo da filosofia e valores da marca, além de ser referência de qualidade e inovação no setor.
“O Corolla já é um bom tempo o sedan mais vendido no mundo que começou no Japão, expandiu-se para os EUA e tornou esse fenômeno que conhecemos hoje. Um dos segredos do Corolla é sua confiabilidade que ele passa. Ele não te dá problema nenhum! Outro fator de sucesso é que ele está sempre atento às mudanças. Quando se tornou híbrido, muita gente ficou com o pé atrás, mas hoje tá vendendo bem quando o cliente entende que a economia é seu forte e o bem que ele faz ao meio-ambiente”, enfatiza Álvaro Correia, gerente comercial da Newland – concessionária da marca, em Fortaleza.
O gestor da Newland explica que o comportamento do cliente Corolla mudou com o tempo. ”Antes o cliente do sedan japonês era mais conservador, já que a Toyota sempre preservou um modelo mais clássico. Entretanto, a partir deste novo modelo, posso afirmar que o Corolla veio bastante esportivo, com design arrojado, puxando bem essa clientela bem mais jovem”, pondera.
COROLLA XEi
Além das versões híbridas, Altis Hybrid e Altis Premium, dentre todas as versões do sedan a mais vendida é a intermediária XEi, equipada com motor 2.0 com injeção direta de combustível, lançada em setembro de 2019.
Externamente, a última versão ganhou novo design, sendo que o sedã ficou 1 cm mais baixo que a versão anterior. Nesse sentido, o centro de gravidade ficou mais baixo melhorando a estabilidade do veículo.
Os novos faróis dianteiros com regulagem de altura e sistema automático de iluminação são de halogênio nas versões GLi e XEi, em formato de três “J”, acompanhados pelas luzes diurnas DRL em LED, colocadas abaixo da linha cromada que percorre a frente do veículo.
MOTOR 2.0 flex
4 cilindros, 2.0l, VVT-iE 16V DOHC de ciclo Atkinson Flex, com impressionantes 177 cv de potência a 6.600 rpm, quando abastecido com etanol, e 169 cv, a 6.600 giros, com gasolina.
De acordo com a Toyota, o torque máximo abastecido com etanol ou gasolina é 21,4 kgfm a 4.400 rpm. Porém, ele é econômico e durante o período de avaliação fez 8 km/l na cidade com etanol.
Segurança
São sete airbags (2 frontais, 2 laterais, 2 de cortina e 1 de joelho para o motorista), câmera de ré com linhas de distância, faróis com acendimento automático e ajuste de altura, controle de estabilidade, controle de tração, sistema de arranque em subida e sistema ISOFIX para fixação de cadeirinhas. Em outras palavras, é um automóvel muito seguro!
Equipamentos
Em suma, a versão XEi adiciona: ar-condicionado digital de 1 zona, controle de velocidade de cruzeiro, modo de condução Sport, paddle shift, sistema de destravamento das portas na chave, partida por botão, faróis de neblina dianteiros em LED e espelho retrovisor interno eletrocrômico. Sua garantia do Corolla é de 5 anos.
Corolla no Brasil
No Brasil, o modelo chegou em 1994, após a abertura das importações de automóveis e, em três anos, também mostrou sua força no mercado nacional. Em 1997, a Toyota anunciou a construção da fábrica de Indaiatuba (SP) que, a partir de 1998, seria responsável pela produção do sedã em território nacional.
Ao todo foram produzidas mais de 1,4 milhão de unidades na fábrica de Indaiatuba, considerando os mercados de exportação atendidos pela Toyota do Brasil na América Latina, como Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, Colômbia, entre outros.
Ao longo dos anos, o Corolla se consolidou como líder absoluto na categoria de sedãs médios. Somente no primeiro semestre de 2021, mais de 23 mil unidades foram comercializadas do Corolla, o que lhe garantiu uma participação de 56% em seu segmento.
A 12ª geração, lançada no Brasil em setembro de 2019, chegou como um divisor de águas na indústria automotiva nacional. Pela primeira vez na história, um veículo híbrido com motor flex começou a ser produzido no Brasil, contribuindo para um maior entendimento dessa tecnologia por mais brasileiros e o consequente aumento desse nicho de mercado dentro do setor automotivo.
De janeiro a julho de 2021, por exemplo, as versões híbridas flex do Corolla sedã acumularam 4.287 unidades comercializadas, que se somadas aos números do irmão SUV Corolla Cross híbrido flex representam cerca de 60% do market share do segmento de veículos eletrificados no Brasil.