SUVs híbridos

Da Fiat, Pulse e Fastback serão os pioneiros ao terem o sistema híbrido leve

Por Jota Pompílio - Em 18/09/2024 às 1:47 PM

Fiat Fastback Limted 308 1160x652

Fiat Fastback Limted

Devagarinho a fabricante italiana tá misturando carro à combustão com o híbrido ou seja, vai trabalhar com dois sistemas. Uma prova? A própria Fiat deu seu “start” na fabricação de seus primeiros modelos híbridos em sua fábrica em Betim, Minas Gerais.

E quais são? Serão os SUVs Pulse e Fastback a contar com o sistema híbrido leve (MHEV) de 12 volts, oferecido nas versões Audace e Impetus . A estreia no mercado brasileiro está prevista para o último trimestre de 2024, com os protótipos já em fase de testes finais.

645x387xfiat Pulse 1 Edited 1024x614.jpg.pagespeed.ic.babijpzzfw

Pulse é um SUV compacto e um dos mais vendidos.

O sistema híbrido leve da Stellantis será combinado com o motor 1.0 Turbo Flex de 130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque, que já equipa os SUVs. Não haverá alterações nos números de desempenho ou no câmbio automático CVT, que simula sete marchas.

Como funciona

O sistema MHEV substitui o alternador e o motor de partida convencionais, fornecendo energia elétrica para gperar torque adicional e carregar a bateria de 12 volts. Esse sistema é projetado para melhorar a eficiência energética dos veículos, o que ajuda a reduzir o consumo de combustível, especialmente em situações urbanas, onde o uso do motor elétrico é mais frequente.

Esse sistema também tem a função de garantir que os novos SUVs atendam às exigências do Programa Proconve L8, programa nacional que visa a redução de poluentes emitidos por veículos. A fase L8 traz novos desafios para a indústria automobilística ao exigir reduções significativas de gases poluentes.

 

 

 

Mais notícias

Ver tudo de IN Road