Dia da Mentira: mitos e verdades dos pneus
Por Admin - Em 01/04/2018 às 9:55 AM
Hoje é domingo e primeiro de abril – “dia internacional da mentira”! Porém, quando o assunto é segurança, como os pneus, não há espaço para brincadeiras. A Road In ouviu dicas de uma das fabricantes que mais entende de pneus, a Pirelli, e ela vai nos ajudar sobre verdades e mentiras sobre esse item fundamental em um veículo, o PNEU.
É possível usar pneus de marcas diferentes no mesmo carro?
Mito! Esse procedimento não é recomendado. Ao usar pneus diferentes no mesmo eixo, o veículo pode ficar desequilibrado, principalmente em situações de risco como frenagens e pista molhada. O ideal é sempre manter todas as rodas com pneus iguais, garantindo melhor aderência e segurança para todos os ocupantes.
Condução do veículo não afeta vida útil dos pneus?
Mito! A forma como o veículo é conduzido afeta diretamente a vida útil dos pneus. Acelerações, freadas e mudanças de direção bruscas, desgastam ainda mais os pneus. Dirigir de forma suave garante maior segurança para os ocupantes e menor custo, não só preservando a durabilidade dos pneus como, também, diminuindo o consumo de combustível. A correta manutenção dos pneus também é fator fundamental para prolongar a vida útil dos pneus.
Pneus podem ser calibrados com a preferência do motorista, sem que isso influencie no consumo de combustível?
Mito! Os veículos possuem indicação do seu fabricante para a pressão adequada que deve ser usada tanto para quando são utilizados com pouca ou muita carga. O proprietário precisa seguir estas instruções, assim garantir melhor funcionamento do veículo, menor consumo de combustível, melhor segurança em situações de risco como frenagens em superfícies escorregadias e ainda aproveitar o pneu em toda a sua vida útil. Além disso, pneu calibrado da forma correta é mais resistente à cortes e lacerações.
Pneus recapados são seguros e não alteram características do veículo?
Mito! O ideal é sempre, em caso de necessidade, trocar os pneus desgastados por novos. Para verificar quando chegou a hora, veja o TWI. O indicador, que está na banda de rodagem e é indicado na lateral do pneu em vários locais mostra exatamente quando chega a hora de trocar que é quando sua altura se iguala a da banda de rodagem. Em caso de dúvidas, procure um revendedor Pirelli autorizado.
Pneus run-flat podem ser utilizados em qualquer veículo?
Mito. É preciso que o carro seja preparado e homologado para rodar com pneus Run Flat. Em primeiro lugar, o veículo deve ser equipado com um sensor de pressão dos pneus, para evitar que o motorista não perceba que está sem ar no pneu. Como os Run Flat são mais rígidos que os modelos convencionais, é preciso que o projeto da suspensão do carro seja preparado para rodar com esse tipo de pneu. Além disso, a roda deve ter o aro preparado para esse tipo de tecnologia. Um pneu Run Flat instalado em rodas comuns, de liga leve ou de aço, pode sofrer detalonamento quando tiver perdido a pressão.
Pneus run-flat são mais duros e frágeis?
Mito, em partes. Os reforços estruturais nos flancos, ombros e talões do pneu Run Flat fazem com que ele seja um pneu robusto. Porém, esta robustez não interfere na performance do pneu.
Pneus verdes precisam de uma distância maior para frenagem.
Mito! A tecnologia verde utiliza novos compostos que garantem uma melhor performance, inclusive em requisitos de segurança como aderência e frenagem. Desta forma, os pneus verdes são ainda melhores do que os tradicionais em quesitos como frenagem, consumo de combustível rolamento e ruído.