Test-drive

Dirigi o Fiat Fastback Hybrid. Econômico, ele é ideal para a cidade

Por Jota Pompílio - Em 03/02/2025 às 9:13 AM

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Modelo traz um design cativante e atua no segmento SUV-cupê. Fotos: Jota Pompílio.

Cedido pela montadora por uma semana, a In Road teve as primeiras impressões do Fiat Fastback T200 Hybrid que te surpreende, pois a expectativa não era alta. Isso porque trata-se de um Mild Hybrid (MHEV) com sistema de 12 volts, o mais simples que existe. Entretanto, o cupê italiano tem seus méritos. A primeira surpresa é o painel de instrumentos e informação é que não faltam. Detalhe: caso raro nesse segmento. Já o Fiat Fastback T200 Hybrid tem um mostrador de consumo ou regeneração de energia do lado esquerdo do velocímetro e outro da carga da bateria do lado direito. Também mostra o fluxo nas frenagens e acelerações. Maravilha!

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A bordo do Fastback.

Híbrido de 12 volts, que tem motor elétrico auxiliar, a diferença está no consumo. Como o esforço do 1.0 turbo foi reduzido, o Fiat Fastback consegue ficar, teoricamente, mais econômico. Na cidade, oficialmente, são 12,6 km/l na gasolina, contra 11,9 km/l do modelo a combustão. Já no etanol, temos 8,4 km/l do T200 contra 8,9 km/l no T270. Já na estrada, o novo marca 13,9 km/l na gasolina e 9,8 km/l no etanol.

Dirigindo-o, dá para perceber que não há ganho de potência máxima nem de torque, mas o motor elétrico ajuda nas acelerações e nas retomadas de velocidade. O modelo é um tantinho mais ágil, ideal para quem só anda na cidade. E se o motorista dirigir de forma econômica, é possível economizar cerca de 10% com gasolina e 9% com etanol. Segundo o PBEV do Inmetro, dá para fazer 12,6 km/l com gasolina e 8,9 com etanol. Mas não é tão simples, como vimos pelo computador de bordo.

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Modelo tem bom desempenho e oferta boa economia.

No mais, tirando a parte da eletrificação de lado, o Fiat Fastback manteve suas características técnicas, de boa velocidade, comportamento dinâmico seguro, direção leve, mas progressiva – o que passa segurança ao motorista nas curvas – e suspensão com boa combinação entre conforto e estabilidade.

Grande estrela do conjunto está na transmissão automática do tipo CVT. Com sete marchas simuladas, o câmbio permite aproveitar ao máximo o desempenho do motor 1.0 turbo eletrificado. As retomadas são rápidas, não há delay de aceleração e o câmbio responde aos desejos do motorista conforme o pé no acelerador.

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