No Volks Festival
Dirigi o inédito carro elétrico da Volkswagen, o ID.4. O SUV é…
Por Jota Pompílio - Em 16/12/2024 às 1:01 PM
Disponível só por assinatura, infelizmente, o SUV elétrico ainda não está disponível para a venda. Estratégia ou não da marca, na minha opinião, o ID.4 está perdendo muitas vendas e vendo seus concorrentes dispararem na frente, pois a pergunta que mais ouvia, no último “Volks Festival”, em Fortaleza, era: “por que a Volkswagen ainda não o colocou à venda?”. Antes de pegá-lo, ouvi alguém soltar: “esse é o Volkswagen mais bonito que eu já vi!”.
Mesmo o teste drive ter sido rápido, em algumas voltas em torno do Centro de Eventos, deu para sentir muita coisa, a começar pelo design externo que passa originalidade, é focado na aerodinâmica e tem um painel frontal proeminente projetado para canalizar o ar para os lados. A traseira está em harmonia com o conjunto todo.
Como anda?
Ao ligar o carro, a arrancada é muito boa do crossover alemão. Se compararmos, a bateria de íon de lítio de 82 kWh alimenta um motor elétrico de 150 kW (204 cv) que torna o ID.4 mais potente que o Tiguan de 184 cv. O torque é de 31,5 kgfm no ID.4 mais que o 30,5 kgfm no SUV movido a gasolina.
A bordo, um gostoso silêncio. Assim como todo carro elétrico, ninguém escuta a “zuada” do motor. O ID.4 funciona de forma semelhante a um veículo movido a gasolina quando instigado a andar mais rápido. Isso é soa muito bem para os primeiros proprietários de elétricos que se sentirão em casa com a de aceleração do ID.4. Outro ponto positivo é que o ID.4 é confortável e a dirigibilidade é excelente, passando segurança nas acelerações. Por falar nisso, a Volkswagen declara aceleração de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos, números condizentes com o que sentimos na pista.
A tela multimídia, que é bastante intuitiva e permite um fácil acesso as principais funções e configurações do veículo, revelaa ainda informações úteis sobre o status da condução elétrica.
Segurança é tudo
A lista de equipamentos é ampla e conta com desejados itens de segurança e assistência ao motorista como seis airbags de série e um pacote que inclui alerta de colisão frontal, monitor de pontos cegos, alerta de tráfego traseiro, controle de cruzeiro adaptativo, assistente de permanência em faixa, assistente de farol alto e Park Assist.
Como esperado em um SUV, a posição de dirigir é alta, aliada à boa visibilidade e bancos bem projetados. Para quem vai atrás, o espaço é honesto e três pessoas de estatura média podem viajar sem problemas, mérito do entre-eixos de 2,70 metros e do piso totalmente plano.
Dessa forma, podemos resumir o ID.4 como um carro elétrico sedutor e pronto para agradar aqueles que já estão acostumados aos carros a combustão e querem trocar para o elétrico. Se a Volkswagen ouvir o clamor, coloca-o para venda o mais rápido possível, pois o SUV elétrico tem tudo para ser um sucesso em diversos mercados, devendo se tornar o elétrico mais vendido da marca globalmente. Por que esperar?