Teste drive

Dirigimos a Fiat Strada 2021 e certificamos: outro nível

Por Jota Pompílio - Em 31/08/2020 às 10:17 AM

Jota Pompílio, editor

 

Fiat Strada Freedom Cd 1.3 2021

Para quem é comerciante, seja na cidade ou interior, levando mercadoria ou carregando fruta, ela é uma beleza! Ágil, bom de estacionar, econômica e alto valor de revenda, a Nova Strada encontra-se em outro patamar com seu design refinado e alguns componentes que dão um certo luxo ao modelo. Com a versão Freedom, peguei a Strada e saí por aí, sem destino para chegar.

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Ricardo Pontes, diretor

Porém, em Fortaleza, no Ceará, antes, ouvi um profissional da área. Para Ricardo Pontes, diretor da Vouga e CDA – autorizadas Fiat na capital cearense do grupo Carmais, deixou bem claro que um dos grande trunfos desta nova Nova Strada é o seu ganho na capacidade de carga. “Tanto na cabine simples como na cabine dupla, como ela ficou mais espaçosa, ela ganhou muito em volume e isso auxilia muito para quem a usa levando mercadorias ou em comércio”, destaca.

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E Ricardo fala com propriedade. Para se ter uma ideia, a caçamba da nova Strada de duas portas cresceu em volume e capacidade de carga: foi dos 1.220 litros e 705 kg da atual para 1.354 litros e 720 kg na nova, respectivamente. A caçamba agora mede 1,71 metros de comprimento, 3 cm mais do que a geração anterior. Já a cabine dupla conta agora com 844 litros. A anterior tinha 650 l.

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Strada 2021

Ah, voltando a caçamba, detalhe importante: a tampa traseira manteve a abertura para baixo (em oposição à Toro com suas duas folhas que abrem lateralmente), mas ganhou uma mola no acionamento, que reduz bastante o peso da peça – agora dá para abri-la ou fechá-la com apenas uma mão. 

Nova Fiat Strada 2022

Nova Fiat Strada interior

A nova Strada adota uma nova plataforma chamada MPP, que aproveita elementos de Argo e Mobi. Na teoria, temos aços de alta resistência em boa parte da sua estrutura, resultando em menos peso – apesar de mais equipada. A base moderna também rendeu à picape itens como direção elétrica, controles de tração e estabilidade com assistente de partida em rampas, rodas maiores (em comparação com as versões não-Adventure) e uma nova arquitetura eletrônica, superior até mesmo à do Argo.

Como anda

A bordo, a posição de dirigir é bem mais alta que antes, o que me trouxe um certo temor de que a segunda geração não fosse tão gostosa de dirigir. A “cabine plus” incorpora um vidrinho nas colunas traseiras e tem o dobro de espaço atrás dos bancos do que a antiga “simples”.

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Aí, a boa surpresa: o conjunto mecânico agrada logo de cara. O motorzinho 1.3 Firefly, de 109 cv,  está longe de ser uma máquina de guerra, mas as relações bem curtas da primeira e da segunda marchas fazem com que a picape dê um pulo à frente e ganhem força no desempenho. Houve situações que tive que “domá-la” para não bater no carro adiante tamanha a rapidez que chega no “alvo”!

O desempenho melhorou em relação ao da Freedom de antes, que vinha com o motor 1.4 Fire de 88cv (este foi mantido na Strada Endurance, a versão básica da nova geração). Com 1.092kg, a recém chegada é até ligeiramente mais leve (21kg) que a antecessora.

Gostei muito da suspensão justinha da cabine plus. A parte traseira, com eixo rígido e mola semi-elíptica de lâmina única vem da Fiorino — a impressão é de que nunca vai dar problema, por maiores que sejam os buracos pelo caminho. A Freedom custa R$ 69.490 e sua compra vale a pena. Se eu fosse comerciante, não pensaria duas vezes!

 

 

 

 

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