Teste drive
Dirigimos o Commander Overland. Ele é para famílias grandes e apressadas
Por Jota Pompílio - Em 10/09/2024 às 12:49 PM
Testei o Jeep Commander, SUV de sete lugares, motor 2.0 turbo e é um dos mais rápidos do segmento. É, sem dúvida, um SUV para quem tem família grande e que gosta de viajar juntos e que tem pressa em chegar nos lugares. Bom, motor ele tem já que é capaz de ir de 0 a 100 km/h em 7 segundos cravados e alcançar 220 km/h de velocidade máxima.
E se a incursão é para praias ou de cenário de campo, a tração é sempre 4×4 com seletor de terrenos e o câmbio, automático de nove marchas, onde a transmissão consegue decidir sempre pela melhor marcha naquela situação.
Visualmente, o Jeep Commander Overland T270, versão topo de linha flex, entrega um visual bastante alinhado à proposta dos demais SUVs da marca e, em certos aspectos, consegue ser mais bonito que a média.
No interior, apesar de compartilhar componentes com o Compass e outros modelos da Stellantis, como o volante multifuncional e painel de instrumentos, por exemplo, o acabamento é primoroso.
Como anda?
Em rodovias, dá para explorar algumas novidades tecnológicas do Commander. Agora, o pacote de condução semiautônoma tem centralizador de faixa e sensor que detecta se as mãos estão no volante. É um avanço no impreciso sistema de manutenção de faixa que a Jeep já oferecia e deixava o carro “sambando” entre as faixas. Para ativar o recurso, é preciso acionar o controlador de velocidade adaptativo e ajustar a distância para o veículo da frente. Funciona legaa!!!!!!
Olha só: se o motorista tirar as mãos do volante, um alerta de cor amarela será exibido alguns segundos depois. Persistindo, o sinal visual fica vermelho e vem acompanhado de um bipe. Ainda assim, se o motorista não colocar de volta as mãos no volante, o veículo entende que o motorista pode ter dormido. Então, aplica uma repentina e breve pressão nos freios para chamar atenção.
O SUV tem uma ótima dirigibilidade e sua aceleração impressiona revelando-se um excelente companheiro que não te deixa na mão e dá segurança em ultrapassagens. A suspensão recalibrada com molas e amortecedores mais duros deu vida nova ao Commander, que sempre sofreu com motorizações subdimensionadas para seu porte.
O grandalhão de 1.886 kg parece que está sempre convidando o motorista para acelerar mais e contornar curvas de forma esportiva. O porta-malas do SUV da Jeep também é grande: 661 litros, quando configurado para cinco pessoas e 233 litros quando configurado para sete passageiros.
Em suma, o Jeep Commander Overland anda bem, tem ótimo acabamento e espaço suficiente para carregar a família inteira com conforto de sobra.