Novo SUV BYD

Dirigimos o Novo BYD Song Pro: perfeito para cidade e para viajar também!

Por Jota Pompílio - Em 17/07/2024 às 3:22 PM

254fc072 567c 43d6 B426 53cb9daedc7f

O Song Pro é impulsionado pela tecnologia super híbrida com um motor 1.5 aspirado a gasolina e outro elétrico.

Em São Paulo (SP), à convite da BYD, a Road In foi convidada a ter as primeiras impressões do mais novo híbrido que acaba de chegar nas autorizadas pelo o Brasil, o Song Pro. Na BYD Carmais, o novo modelo foi apresentado hoje e ainda está com preço promocional de R$ 189.800,00 na versão GL. Isso até durar o primeiro estoque de 3.000 unidades. Ah, ele será o primeiro modelo a ser fabricado na fábrica da BYD na Bahia!

03e62c8d 1053 448e Bf48 C5824c06f3b8

O Song Pro é impulsionado pela tecnologia DM-i super híbrida, equipado com um motor 1.5 aspirado a gasolina e outro elétrico, sistema híbrido plug-in EHS e bateria Blade. As versões GL e GS se diferenciam, principalmente, pelo tamanho das baterias Blade. A da primeira versão, tem autonomia, no modo 100% elétrico, de até 70 quilômetros. A GS, só no elétrico, tem 110 quilômetros. Combinadas, combustão e motor elétrico, podem chegar a 1.100 quilômetros de autonomia.

Como já está virando praxe em outros modelos da marca, o destaque fica por conta da vistosa tela giratória do multimídia que tem 12,8 polegadas. Seu sistema operacional traz conectividade com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, GPS nativo e as imagens da câmera de 360 graus. Traz ainda a mesma função Karaoke, que estreou no Brasil no ano passado no Dolphin.

Bcf1a038 3a23 46a9 9acc B8a03d355279

Traseira combina bem com todo os contornos do SUV. Fotos J.Pompílio.

In

A bordo, há bastante espaço para cinco pessoas. A altura e na profundidade são reguláveis e o volante de base reta no Song Pro é bicolor e abriga vários controles multifuncionais que te dá comodidade. Atrás dele fica o cluster digital com 8,8 polegadas (menor que o de 12,3 polegadas do Song Plus) com quadro de instrumentos e informações sobre o sistema híbrido.

O acabamento é de ótimo padrão e os revestimentos transmitem sensação de qualidade. O console central elevado, repleto de botões (inclusive o de partida) e com uma manopla de câmbio em estilo futurista, reforça o aspecto de requinte.

Em um dia chuvoso na capital paulista, ao dirigir, o motor a combustão funciona para gerar eletricidade com o motor elétrico movendo o BYD Song Pro. É um ajudando ao outro. Com a bateria devidamente carregada, o motor elétrico traciona o novo SUV, proporcionando o torque (força) instantâneo e o silêncio característico dos carros abastecidos por baterias. Em semáforos, sua arrancada é excelente.

Conforme a BYD, a versão “top” do Song Pro acelera de zero a 100 km/h em 7,9 segundos (são 8,3 segundos na GL). Ambas as configurações têm velocidade máxima limitada em 185 km/h.

0b287e64 Ae8c 4d07 B715 A9830d254389

A seu estilo

O SUV da BYD oferece também modos de condução “Normal”, “Sport” e “Eco”. Há o modo para pista molhada e as opções de dirigir unicamente na forma elétrica ou na híbrida. Nas pistas molhadas, o utilitário esportivo mostrou um desempenho ágil e ótimos freios. A suspensão tem foco no conforto e o isolamento acústico é eficiente.

Dirigindo-o, dá para perceber que o torque é instantâneo e a reatividade do acelerador, típicas dos motores elétricos, compensam a ausência de um turbocompressor no motor a gasolina. O Song responde sempre com presteza aos comandos do motorista em ultrapassagens e retomadas. Uma segurança a mais em ultrapassagens de pouco espaço.

Embora o test drive curto, passando por alguns bairros em São Paulo, dá vontade de “sentar o pé” e viajar com o modelo. Para isso, ele tem que estar com a bateria do motor elétrico carregada 100%, potência combinada de 235 cavalos e torque total de 43 kgfm. Essa tríade torna o Song Pro um utilitário esportivo bem divertido de dirigir. Pela relação custo/benefício, é possível acreditar que em breve supere o Plus como a versão mais vendida do SUV híbrido da BYD.

 

Mais notícias

Ver tudo de IN Road