Test-drive
Dirigimos o Tracker e entendemos porque o SUV da GM é um dos mais desejados
Por Jota Pompílio - Em 15/02/2024 às 12:28 PM
Cedido pela autorizada Dafonte – concessionária GM em Fortaleza, por uma semana, eu dirigi o SUV da marca que foi o mais vendido em 2022. Em 2023, ele bateu na trave e ficou na vice-liderança. Neste ano, 2024, tem tudo para voltar ao cume, pois em sua terceira geração, há atributos que fazem a preferência tender para seu lado.
Impressões
Assim que a porta do Tracker é aberta, percebe o bom espaço interno que abriga, com conforto, passageiros até com mais de 1,80 metro e o bom pacote de equipamentos. Sem contar que seus contornos (design) são envolventes e modernos e cativam logo de cara.
Outro atributo gostoso é a posição de dirigir: bastante confortável. Os bancos dianteiros acomodam bem o corpo, o volante possui ajuste de altura e profundidade, e a suspensão filtra bem as irregularidades do solo, privilegiando a sua estabilidade. E olha que por causa das chuvas, os buracos já se multiplicam pela cidade.
Segurança e conectividade invejáveis
Na versão topo de linha, a “premier”, na qual testamos, há seis airbags, alerta de colisão frontal, ar-condicionado digital, carregador por indução e central multimidia My Link de 8 polegadas com Wi-Fi embarcado. Sim, ele oferece internet a bordo para todos os ocupantes, viu? O que está proibido é o condutor usar quando dirige, claro! Sem dúvida, a conectividade é excelente! Sua central multimídia tem uma boa usabilidade e a sua câmera de ré tem boa qualidade e nitidez de imagem.
Reforçando que a segurança é um destaque do modelo. Por quê? Ele obteve nota cinco estrelas nos testes de colisão realizados pela Latin NCAP. Todas as versões contam airbags, controle de tração e estabilidade.
Motor justo e econômico
Sob o capô, o motor do veículo também pode ser considerado como um ponto positivo a mais do SUV. Se for um modelo 1.2 turbo flex, a potência alcança 133 cv e torque de 21,4 kgfm. Quando você pisa no acelerador, ele te responde de imediato, principalmente, na versão premier, a top.
O consumo de combustível também é um ponto bastante positivo. Isso porque, segundo o PBE Veicular (do Inmetro), a versão Turbo 1.2 Flex pode rodar 7,2 km/l (etanol) e 10,4 km/l a gasolina. Em rodovias, o modelo pode percorrer 13,2 km/l a gasolina e 9,2 km/l (etanol). Traduzindo: seus motores 1.0 ou 1.2 turbos entregam bons números de consumo de combustível para a categoria. Em ultrapassagens, ele cumpriu bem seu papel.
No calor que está fazendo, o ar-condicionado entra na lista de vantagens, pois ele oferece climatização de acordo com a necessidade, e esfria o suficiente de forma rápida. E se você viajar, o porta-malas tem ótima capacidade de 393 litros e vem com dois níveis de profundidade que podem ser ajustados a depender do uso. Além disso, para frisar mais uma vez, possui um bom espaço traseiro, acomodando três adultos com certo conforto.
O que a autorizada cearense diz
Na Dafonte, ele é um dos modelos mais procurados só perdendo para seus irmãos, o Onix e Onix plus. O Tracker 2024 está a partir de R$119.990 e chega até R$170.140 para a versão mais top de linha. Segundo a gerente de Veículos Novos, Emanuelly Viana, mais conhecida carinhosamente como “Manu”, o Tracker com seu design moderno, tecnologia e segurança “é o SUV que conquistou o Brasil e o público feminino. Entre as características preferidas são: maior altura livre do solo, alerta de colisão frontal com frenagem de emergência, controle de estabilidade e tração, sistema easy park, estacionamento sozinha. Conta ainda com a conectividade e o computador de bordo que garantem total controle sobre o veículo”, pondera.