Avaliação
Dirigindo um best-seller alemão
Por Jota Pompílio - Em 12/11/2020 às 12:40 PM
Jota Pompílio, editor
Cedido gentilmente pela Audi Fortaleza – autorizada da marca na capital cearense, peguei o A3 sedan flex e “ganhei o mundo”. Charmoso, de alma esportiva, o volante elétrico é super gostoso de manobrá-lo. Eu estava a bordo de um clássico alemão, já que o A3 foi e é o mais vendido da história da Audi.
Em Fortaleza (CE), resolvi dar um pulo em Guaramiranga, região serrana no Maciço de Baturité e sentir seu comportamento em subidas íngremes. Basta uma pisadinha de leve no acelerador para sentir do que os 150 cv é capaz! As subidas praticamente viraram retas sob o motor 1.4 de seis marchas automáticas do A3! Colado à rodovia, nas curvas cujo as larguras eram mínimas, o sedan te dava uma estabilidade fora do comum. Levei muita sorte em não ter um carro à frente para testar sua performance.
Design
Vou ser direto e a minha conclusão sobre a aparência do veterano é: toda vez que eu passava por um grupo de pessoas, elas paravam a conversa e fixavam o olhar no modelo. Segundo Érika Bessa, gestora da Audi Fortaleza, mesmo sendo o carro de entrada da Audi, o A3 só perde em vendas para seu irmão, o SUV Q3, que é novidade no Brasil. Na loja cearense, o “modelo (A3) parte de R$ 140.990,00 e a versão 2021 já está disponível na concessionária para pronta entrega”, salienta Érika.
Cabine: espaçosa, confortável, requintada
Ao abrir as portas você perceberá que para sentar-se você tem que baixar um pouco (característica de esportivo) e você é logo saudado por um interior suntuoso, mas muito sóbrio. O A3 é equipado com estofamento em couro refinado e está em toda parte: nos bancos dianteiros e traseiros, nas tampas das portas, no volante.
A experiência de dirigir a bordo do A3 foi um relaxamento completo. Eu me sentia em casa dirigindo o carro e mal conseguia aceitar no final do teste-drive o fato de que, eventualmente, teria que sair.
Consumo
Pasmem! Mesmo sendo um puro sangue alemão turbinado, o A3 tem classificação “A” pelo INMETRO. Isso mesmo! Com gasolina, na cidade, faz 11,7 km/l e em rodovias a economia é melhor: 14,2 km/l. O tanque, que estava pela metade, foi a Guaramiranga, cerca de 106 km de distância de Fortaleza e voltou com ele ainda com combustível para andar um pouco pela cidade. Para um carro que entrega 150 cv, uma maravilha, não é?
Outro ponto a favor é que suas revisões periódicas que chegam a custar quase o preço de carros não premiums e modelo conta com dois anos de garantia. De 0 a 100km/h “uma bala”: ele faz 8,8 segundos. No momento, Érika me confidenciou que a versão Prestige 2021 está com bônus de R$ 13.000 e a primeira parcela só em 2021.