Pesos-pesados
Em alta, as vendas de caminhões fecham 2021 e sentem que dá mais!
Por Jota Pompílio - Em 03/01/2022 às 11:17 AM
Quem pensa que as vendas de caminhões em 2021 foram fracas, enganou-se. Embora tenha começado com vendas fracas, o mercado de caminhões foi crescendo durante o ano passado e fez um segundo semestre poderoso e encerrou 2021 com ótimos números .
Numa breve retrospectiva, janeiro e fevereiro foram fracos, com pouco mais de sete mil unidades mas foi melhorando e a partir de maio o mercado de solidificou com uma média superior a 11 mil unidades mensais. Isso apesar do aumento do combustível, que tem um peso importante na operação de transporte. Depois cresceu e deslanchou!
Qual foi o segredo?
Vários foram os setores que impulsionaram as vendas de veículos comerciais em 2021, como o comércio eletrônico, as operação nos setores de mineração, construção civil e, principalmente, o agronegócio. Todos eles contribuíram para um aumento das vendas.
Expectativa para o ano?
Os fabricantes preveem um 202 melhor. isso porque, mesmo considerando que o ano que vem reserva dificuldades na economia, com inflação em alta e redução da expectativa do PIB, o setor de agronegócio deve crescer. A expectativa é de um aumento de 15% na produção de grãos na safra 2021/2022, o que vai provocar uma procura maior por caminhões, principalmente dos pesados.