Extrema apresenta o badalado Velar hoje em coquetel

Por Admin - Em 29/11/2017 às 1:26 AM

A concessionária cearense da marca inglesa, a Extrema Jaguar Land Rover, lança oficialmente para convidados (imprensa, clientes, executivos) o mais novo membro da família Range Rover, o Velar. Inédito, o SUV de luxo impressiona de diversas maneiras.  A começar pelo seu porte imenso e interior refinadíssimo. E não para por aí: conforto, luxo e tecnologia andam irmanadas em volta do modelo.

Segundo a fabricante, para que o “irmão do Evoque” ganhasse vida, foram investidos “4 bilhões de libras esterlinas feito pela Jaguar Land Rover nos últimos anos em novos produtos e tecnologias”, detalha Gabriel Patini, diretor de marketing e produto da Jaguar Land Rover para a América Latina (à esquerda foto abaixo)Em Fortaleza, o evento ocorrerá na Galeria Mariana Furlani Arte Contemporânea, às 19 horas, no bairro Meireles e contará com profissionais renomados.

O que ninguém ver, mas sente

Sob seu capô, respira um motor de 3.0, V6, Supercharged de 380 cavalos, a gasolina e tração integral. O câmbio é o automático ZF de oito marchas. Mas é bom salientar que a versão que estará no Brasil, pra começo de conversa, por enquanto, é a de 2.0, de 180 cv, a diesel. A outra é a de 2.0, 250 cv, a gasolina.  As demais virão com o tempo.

Onde ele se encaixa

Em termos de posicionamento, Gabriel explica que o Velar é o quarto membro da família Range Rover e chega para ocupar o espaço entre o Range Rover Evoque e o Range Rover Sport, na categoria de SUVs médios. “O modelo traz uma linguagem de design completamente nova dentro da família Range Rover, com a simplicidade e o reducionismo como suas principais características”, ressalta.

De alma valente

No terreno fora-de-estrada, o Velar faz com que qualquer motorista se sinta afoito ou um piloto 4×4 experiente. Na prática, dunas, grandes aclives rochosos, ladeiras profundas ou desníveis radicais não são páreos para o novo SUV. Parece um carro de passeio se sentindo o máximo em um off-road para iniciantes.

Dependendo da versão, o interior pode vir com apliques de alumínio escovado, fibra de carbono ou preto brilhante, a serem combinados com revestimentos de tecido ou couro. A instrumentação digital (em tela TFT de 12 polegadas) e o head-up display permitem ao motorista assumir sua missão de comando com bastante tranquilidade – e confortavelmente, já que o banco tem ajustes elétricos, ventilação e até massagem. “O  investimento tecnológico que há dentro dele é imenso”, ressalta Camila Moreira, diretora da Extrema.

E ela não está exagerando. Uma prova? A repartição de força entre os eixos é gerenciada pelo Intelligent Drive System (IDD). O que é isso? É um sistema que recolhe informação de vários sensores para depois otimizar a tração com o auxílio do bloqueio do diferencial central (de série) e do diferencial traseiro (opcional no V6), além dos dispositivos de vetorização de torque e do controle de estabilidade.

A “Tração Integral Permanente” (com embreagem multidisco e acionamento eletromecânico) garante a repartição da força em partes iguais para cada um dos eixos ou até 100% para qualquer dos eixos ou das rodas, a fim de ajudá-lo a lidar com alguma situação mais difícil no terreno. Incrível, né? E por falar em rodas, elas têm liga leve aro de 22 polegadas.

O arsenal eletrônico é ainda mais completo com o controle de avanço All Terrain, um sistema automático de velocidade de cruzeiro especialmente desenvolvido para a condução no fora de estrada e que funciona até em marcha a ré (ativo entre 2 e 30 km/h).

Ainda no interior, no console central, há duas telas que dividem as funções básicas. A superior é dedicada a navegação, multimídia e telefone, enquanto a inferior reúne as definições de controle do carro e climatização. Além de sedutoras aos olhos, ambas têm bom nível de contraste e definição e são de fácil operação, com boa calibração da sensibilidade ao toque e uso intuitivo.

Para o diretor de marketing, os clientes do Velar são pessoas muito ligadas a design e a tecnologia. Pessoas que gostam de acompanhar sempre o que existe de mais avançado nesses aspectos. São pessoas conectadas, antenadas com as novas tendências”. Portanto, quando alguém abrir a porta do Velar para você dar uma olhadinha, não se espante se ele falar com você.

Versões
Ingenium 2.0 250 cv (gasolina) – R$ 291.000
Ingenium 2.0 180 cv (diesel) – R$ 311.000
R-Dynamic S V6 3.0 Supercharged 380 cv (gasolina) – R$ 383.100
R-Dynamic SE V6 3.0 Supercharged 380 cv (gasolina) – R$ 405.400
R-Dynamic HSE V6 3.0 Supercharged 380 cv (gasolina) – R$ 445.500
First Edition V6 3.0 Supercharged 380 cv (gasolina) – R$ 513.900

Ficha técnica
Preço: de R$ 291.000 a R$ 513.900
Motor: gas., diant., longitud., V6, 2.995 cm3, 24V, 84,5 x 89 mm, injeção direta, 10,5:1, 380 cv a 6.500 rpm, 45,9 mkgf a 3.500 rpm
Câmbio: automático, 8 marchas, tração 4×4
Suspensão: pneumática, com duplo A (diant.) e multilink (tras.)
Freios: discos ventilados (diant. e tras.)
Direção: elétrica
Rodas e pneus: 265/45 R21
Dimensões: comp., 480,3 cm; largura, 203,2 cm; altura, 166,5 cm; entre-eixos, 287,4 cm; peso, 1.959 kg; tanque, 60 l; porta-malas, 673 l
Desempenho: 0 a 100 km/h em 5,2 s, velocidade máxima, 250 km/h
 

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