Test drive
Fiat Cronos Precision 1.8: sobra mecânica e performance
Por Jota Pompílio - Em 20/07/2020 às 10:41 AM
Jota Pompílio, editor
Testei o Cronos Drive 1.8 AT e sinceramente, gostei muito, surpreendendo-me tanto em rodovias como na capital cearense! A direção firme em velocidade e muito leve nas manobras, as suspensões muito competentes no compromisso de estabilidade e conforto, acabamento de qualidade e um grande porta-malas de 525 litros fazem do Cronos Drive 1.8 AT um sedã apaixonante. Sem contar que o design nem parece carro de família – característica de sedans – mais de esportivo.
O motor 1.8 oferta boa entrega de torque e potência (189 Nm e 139 cv) e sua transmissão automática convencional, com conversor de torque, é bem escalonada em suas seis velocidades.
Em Fortaleza, nas autorizadas Vouga ou CDA, o carro de entrada custa R$ 60.990, de acordo com o diretor Ricardo Pontes, do Grupo Carmais. “A versão mais vendida é a Drive 1.3 mecânica por sua boa relação custo/benefício que representa cerca de 50% da venda do modelo. A versão top, HGT, sai por R$ 79.990,00. Porém, esses preços podem variar em função de campanhas de varejo e ter condições comerciais com preço bem abaixo dos de tabela”, destaca.
A bordo com a versão top de linha, Precision 1.8 automática, cedida pela própria montadora, ela é bem equipada, traz, de série, controles de estabilidade e tração e indicador de pressão dos pneus, …
Internamente, bem confortável, apenas sutis mudanças diferenciam o Cronos do Argo, seu irmão. A superfície da faixa decorativa central do painel é fosca, na cor vinho – a do hatch é prateada. Ao volante, o Cronos repete o bom equilíbrio entre conforto e estabilidade. Nas frenagens mais fortes, repetição do bom equilíbrio: a dianteira até mergulha, mas a traseira não flutua, se mantendo sob controle.
Em termos de visual, a traseira é também o destaque. Dentre os atuais sedãs compactos do mercado, o Cronos é dono de uma das mais equilibradas proporções de volumes. E o visual caprichado reforça essa impressão. As lanternas de led e bipartidas conferem um aspecto requintado.
A linha 2020 pode ser solicitada em seis configurações distintas, com lista de equipamentos variando conforme a versão e a motorização. A compra vale super a pena e uma certeza: você não se arrependerá.
Ricardo finaliza que o que mais lhe atrai no Cronos é seu design esportivo, ótima potência, central de multimidia Uconnect 7″ muito funcional. “O carro é muito gostoso de dirigir a a direção elétrica da Fiat é incomparável”.