Estratégia
Ford inicia a produção de motores da Nova Ranger na América do Sul
Por Jota Pompílio - Em 14/06/2024 às 5:41 PM
O motor 2.0 turbodiesel da Nova Ranger que é oferecido nas versões de entrada da picape da Ford e importado da Índia e o V6 3.0 da Inglaterra ambos serão fabricados na Argentina.
Essa nova fase de produção não deve alterar os preços da Ranger que variam de R$ 239.990 a R$ 349.990. Segundo a montadora, o início da produção dos motores visa garantir o controle de qualidade. De acordo com a fabricante, a nova fábrica terá a capacidade de produzir 82.000 motores por ano em dois turnos.
“A melhoria contínua dos nossos produtos e da nossa competitividade é chave para o negócio da Ford na região. Desde o seu lançamento, a Nova Ranger avançou em todos os indicadores. A qualidade é um grande diferencial do produto, que impacta diretamente na satisfação dos nossos clientes”, diz Martín Galdeano, presidente da Ford América do Sul.
Segundo ele, mesmo sendo um veículo com 95% de peças novas, a Ranger atual já iniciou a produção no mesmo patamar de qualidade da geração anterior, uma plataforma que foi aprimorada em mais de 10 anos de melhoria contínua. “Isso é um fato inédito e, com a localização dos motores, estamos dando mais um passo nesse processo de melhoria constante”, destaca o executivo.
Qualidade e vendas
O nível de satisfação dos clientes da Ranger aumentou mais de 20% desde a chegada da nova geração. Quando comparada a outras plantas da Ford no mundo, a fábrica de Pacheco também se destaca no quesito da qualidade, com um índice 28% melhor que a média global de reparos a cada mil veículos produzidos.
Essa evolução também ajuda a explicar o sucesso comercial da picape, que além de conquistar os principais prêmios da categoria dobrou o volume de vendas na América do Sul. Hoje, ela já soma 37.000 unidades na região.
“No Brasil, a Ranger foi a picape que mais cresceu em 2023, com um avanço de 42,5% e mais de 20.000 unidades. E este ano, até maio, as vendas subiram 41%, somando mais de 9.700 unidades”, afirma Pedro Resende, diretor de Vendas e Rede da Ford.