Solidez e Credibilidade
Grupo GNC cria raízes no Ceará e torna-se segundo em faturamento
Por Jota Pompílio - Em 20/10/2021 às 11:05 PM
Jota Pompílio, editor
Em visita à capital cearense na BMW Haus Fortaleza, descontraído, comunicativo, de boa memória, Gercino Filho, 31 anos, herdou do pai o gosto pelos negócios e fala com desenvoltura sobre o Grupo GNC (os percalços, a aposta no produto premium…) que seu pai fundou.
“Posso dizer que nós temos um caso de amor com Fortaleza porque foi a primeira capital que nos acolheu e impulsionou para os negócios. Começamos no interior da Bahia, em 1991, em Vitória da Conquista, com a Codisman, bandeira Chevrolet. Fortaleza, sem dúvida, foi nossa vitrine, nos deu oportunidade de crescer e hoje somos o maior do Nordeste em faturamentos de veículos premium”, destaca o jovem empresário.
De acordo com o CEO, as marcas premiuns que o Grupo GNC controla como Volvo, BMW, MINI, Audi, Lexus… são marcas super importantes para o nosso mercado e que nos dá satisfação total em vê-las crescer”, afirma.
Em termos de importância para o Grupo GNC, o Ceará “é um estado super relevante para gente já que representa de 25% a 30 % do nosso faturamento do Grupo, incluindo marcas premiuns ou não. Só perde para Bahia”, diz o executivo.
Pelos seus cálculos, hoje o grupo baiano atua também em Alagoas, Minas Gerais e Pará. “São 33 concessionárias que representamos: Audi, BMW (automóveis e motocicletas), Chevrolet, Hyundai, Lexus, MINI, Toyota, Volvo e Volkswagen”.
Atualmente o Grupo GNC emprega 2.200 pessoas e nos próximos meses terá uma ampliação do negócio com a representação da Caoa Chery, na Bahia, montadora que ganhou elogios de Gercino Coelho Filho, presidente do GNC, que destacou o crescimento da montadora nos últimos três anos.
Expansão via interior?
Gercino enfatiza que autorizada premium, por enquanto, ainda não é viável, mas estamos em vários interiores no modo itinerante como Sobral, Feira de Santana, Arapiraca. “Porém, assim que a BMW julgar que há mercado e oportunidade, estamos dispostos a investir”, pondera. Segundo ele, tudo depende da situação e economia do país como será nos próximos anos.
MINI e motos
Marcas que integram a BMW Group, Gercino detalha que depois da mudança de endereço para a Av. Rogaciano Leite, tratando de BMW Motorrad, houve um aumento de vendas de 70% e MINI de 40%. Sobre os modelos da BMW, por mês, cerca de 18 a 20 unidades são vendidas na autorizada cearense da marca.
Veículo por assinatura
O executivo baiano afirmou que acredita no crescimento dos carros por assinatura, que em 2022 deve representar um mercado de 160 mil veículos. Desse total, o Gercino mira 7% de participação para o seu grupo, o que representa cerca de 11 mil veículos.