Na ponta
Haval H6 “passa a segunda”, torna-se líder em vendas e já incomoda veteranos
Por Jota Pompílio - Em 04/07/2023 às 7:49 PM
Para vencer, às vezes, tem que ter uma tática, certo? Para vender um carro desconhecido, monta-se uma concessionaria, trabalha o nome da marca e divulga o modelo. Driblando a tática, a GMW fez o contrário: antes de chegar ao Brasil, alardeou o Haval 6 pelos quatro cantos, lançou-o para depois ter suas bases (lojas) em pé. O resultado? Assim como maio, como bem a In Road antecipou ao internauta, em junho, a marca GWM celebra pelo segundo mês consecutivo a liderança e recorde em vendas do SUV Haval H6.
No segmento híbrido, o “novato” vem “peitando” medalhões já bastante carimbados no mercado brasileiro que atua. Na área contábil, foram 969 unidades emplacadas no Brasil inteiro no mês passado. Na prática, em comparação, nove modelos a mais que no mês de maio (960).
“Acredito que os modelos da linha do Haval 6 vieram muito bem acertados e oferecem muito mais pelo o que custam. Se você for comparar com os concorrentes, o Haval 6 oferece motorização superior e muita tecnologia. Então são carros que realmente se destacam pelo o que oferecem no melhor custo-benefício”, destaca o gestor da futura autorizada Newhouse, Saulo Parente, do Grupo Newland.
Quem são os protagonistas
O sucesso do modelo também é por atributos que deixam concorrentes de cabelo em pé. Um deles é a autonomia. Combinada ( a elétrica e a combustão), o Haval H6 empolga e consegue fazer 1.052 km. Vantagem: nunca irá te deixar na mão em longas viagens. Caso o combustível acabe, só no nível elétrico, o SUV conta com exclusiva autonomia de 170 km.
A mágica da mecânica é a seguinte: o H6 HEV conta com motor elétrico associado ao motor 1.5, turbo, a combustão e gerando 243 cv de potência com 54 kgfm de torque. Segundo a fabricante, o SUV acelera de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos e, pela etiquetagem do Inmetro, faz 12,3 km/litro na cidade e 13,6 km/litro na estrada, sempre com gasolina.
Ainda na linha, no caso específico do H6 plug-in, a motorização é a mesma, mas com a adição de mais um propulsor elétrico. Porém, ele fica mais arisco. No total, são 393 cv de potência e 77,7 kgfm de torque e aceleração de 100 km/h em 4,9 segundos (4,8 segundos no caso do modelo GT). O consumo é de 25 km/litro no ciclo urbano e 28,6 km/litro no rodoviário no H6 PHEV e 24,7 km/litro na cidade e 18,2 km/litro na estrada no H6 GT.
Vendas devem aumentar
É bom lembrar que o sucesso do modelo se dá sem nenhuma autorizada estar finalizada. Todas estão em fase final de acabamento, inclusive a Newhouse – autorizada da marca em Fortaleza. Por esse detalhe, as vendas do modelo podem crescer nos próximos meses, com probabilidade de novos recordes.