Honda Fit faz uma década e meia de Brasil e acumula só sucesso!
Por Admin - Em 19/04/2018 às 4:01 PM
Parece que foi ontem! Causou até estranheza quando lançado pela marca em 2003 por parte do público e qual segmento pertenceria. Fabricado no Brasil desde então, o fato é que vendeu mais de 545 mil unidades desde seu lançamento, com 37 premiações recebidas pela imprensa especializada neste período.
Inovador na forma de aproveitar o espaço interno e em oferecer configurações múltiplas de uso dos assentos, o Honda Fit também foi o primeiro automóvel da marca a adotar, ainda em 2003 (foto acima), a transmissão do tipo CVT, uma tendência nos modelos atuais. Renovado no ano passado, o modelo da Honda recebeu importantes e marcantes aprimoramentos no design, segurança e conforto, tornando-o ainda mais completo e atraente para o consumidor.
O Fit 2018 (acima) trouxe novo design frontal e traseiro, bem como tecnologias modernas de iluminação, como luzes diurnas de rodagem e lanternas em LED, além de faróis em LED na versão EXL. Na segurança, em todas as versões, recebeu o sistema VSA (Vehicle Stability Assist) com controle de tração e estabilidade, e o sistema HSA (Hill Start Assist) de assistência de partidas em rampas, que evita que o carro desça por alguns instantes ao se tirar o pé do freio em subidas.
Em suas versões superiores, o modelo recebeu ar-condicionado digital e conectividade com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto.
Alma urbana
Desde seu lançamento, em 2003, o Fit se definiu como um automóvel ideal para o uso urbano, com medidas externas compactas – e excelente aproveitamento de espaço interno. Além disto, sempre ofereceu ótima visibilidade, posição do motorista elevada e interior versátil, com ampla modularidade.
Na geração atual, o sistema de rebatimento dos bancos permite acomodar diversos tipos de carga, criando tanto um assoalho plano para o transporte de volumes de grandes dimensões, como carregar materiais mais altos com toda praticidade, por meio do rebatimento da segunda fileira de bancos. Essa modularidade é uma marca do Fit, e característica que o acompanha em todas as gerações vendidas no Brasil.
Pioneirismo
O Fit foi um dos primeiros automóveis no Brasil a trazer a transmissão continuamente variável, CVT, que permite uma aceleração linear e um comportamento suave em diversas condições de uso, permitindo uma ótima relação entre desempenho e consumo.
Combinado ao eficiente motor 1.5 i-VTEC FlexOne, que rende 116 cv a 6.000 rpm e 15,3 kgfm de torque a 4.800 rpm no etanol, o conjunto motriz permite um desempenho eficiente e agilidade para as mais diversas situações.
Premiado e bom de revenda
O Fit recebeu 37 premiações ao longo de seus 15 anos de mercado, sendo muitas delas relacionadas à ótima experiência do consumidor com o produto. Por diversas publicações automotivas, os clientes elegeram o modelo como a “melhor compra” em sua categoria, sendo avaliado também como o automóvel que menos desvaloriza em sua categoria por diversos anos consecutivos.
Em 2017, o modelo foi escolhido novamente pelos consumidores na premiação “Os Eleitos”, da revista Quatro Rodas, como o veículo que mais agrada a seus proprietários, em sua categoria.
Histórico do modelo
2003 – Lançado em abril nas versões LX e LXL, com motor 1.4 de 80 cv a gasolina e transmissão CVT.
2005 – Chegada da versão EX, com motor 1.5 VTEC de 105 cv. 2007 – Lançamento das versões flexfuel para o motor 1.4.
2008 – Produção da série especial S, com pacote visual esportivo.
2008 – Em outubro de 2008, foi lançada a segunda geração do Fit no Brasil, como modelo 2009, passando a se chamar New Fit. O carro chegou disponível em quatro versões: LX, LXL, EX e EXL.
2011 – A Honda amplia a gama de versões do Fit com a versão DX.
2012 – Facelift da segunda geração do New Fit trazia para-choques, faróis e grades com novo design, bem como aprimoramentos mecânicos.
2013 – Fit Twist, versão aventureira desenvolvida exclusivamente para o mercado brasileiro.
2014 – Fit é apresentado na versão CX automática, com ótimo custo-benefício.
2015 – Lançamento da terceira geração do Fit no Brasil.
2017 – Terceira geração recebe alterações de design, com adoção de novos equipamentos de segurança e conectividade.