SUV premium
Jeep Grand Cherokee 4xe híbrido plug-in desembarca no Brasil
Por Jota Pompílio - Em 10/10/2023 às 5:29 PM
Depois de quase três décadas da estreia no Brasil, a quinta geração Jeep Grand Cherokee 4xe híbrido plug-in aterrissa com uma série de itens tecnológicos e foco na autonomia e com motor em versão híbrida. O carro conta com a tecnologia 4xe (PHEV) e possibilidade de condução em modo 100% elétrico. Os três motores, sendo um térmico e dois elétricos, funcionam de forma complementar. O novo carro está disponível por R$ 569.990.
A quinta geração do SUV traz novidades, como o ângulo negativo da grade de sete fendas, que será tendências para os futuros modelos da marca. Apesar de ter mantido o DNA, as linhas do Grand Cherokee são atuais. o veículo tem 4,91 metros de comprimento e 2,96m de entre-eixos.
A bordo
No interior, destaque para as telas, que somam mais de 50 polegadas: o quadro de instrumentos digital tem 10,25 polegadas e é configurável; o multimídia tem 10,1 polegadas; o head-up display colorido tem 10 polegadas. Mas as grandes novidades ficam por conta de uma tela de 10,25 polegadas dedicada apenas ao passageiro e do retrovisor interno, que é uma tela (e não um espelho) de 11,8 polegadas. Existem 8 tomadas USB espalhadas pelo novo Grand Cherokee.
Sistema híbrido plug-in
O sistema híbrido do Jeep Grand Cherokee 4xe é formado por um motor 2.0 turbo a gasolina, além de dois propulsores elétricos, sendo que o dianteiro é mais fraquinho e utilizado para regeneração da energia de desaceleração do veículo, enquanto o traseiro é mais potente. Combinados, esses motores fornecem 380cv de potência e 65kgfm de torque. É tanta força que empurra o veículo de 2,5 toneladas até os 100km/h em 6,3 segundos.
O motorista pode optar por dirigir o Grand Cherokee no modo 100% elétrico, ou apenas com o motor a combustão ou ainda no modo híbrido. A bateria de 17,3 kWh fornece alcance de 29 quilômetros no modo puramente elétrico (padrão Inmetro). Como o sistema é plug-in, a recarga pode ser feita em uma tomada comum de 220V, com duração de 2h30min de 0 a 100%.