Lexus CT 200 híbrido encanta pela performance e nos deixa de boca aberta pelo consumo

Por Admin - Em 03/09/2018 às 8:38 AM

Já pensou ter um carro que te dá um desempenho de um premium e uma economia de um “carro popular”?  Hatch, bem esportivo, visual pra lá de jovial, o CT 200 é tudo isso e muito mais. Chega a fazer quase dezesseis quilômetros por litro! Sim, é isso mesmo que você leu.  A mágica acontece porque o modelo abraçou dois caminhos de motorização, a combustão e a elétrica. E cá entre nós, a Toyota, criadora da Lexus – modelos de alto padrão – é mestre nisso. Em números do Inmetro, seu consumo de combustível (gasolina) fica em 15,7 km/l na cidade e 14,2 km/l na estrada. E olha que sob o capô ele tem 136 cv de potência com motor 1.8 A matemática é bem simples: se você o acha caro, R$ 158.990,00, na Lexus Fortaleza, versão Luxury, ele te reembolsará em economia de combustível.

 

Impressões

Para ligar “na chave” é só pressionar o botão e deixá-la (a chave) no bolso. O fato é que você não escuta nenhum barulho. Na dúvida, só arranque ao ler no painel a palavra “ready” que significa “pronto”. Detalhe: motor a combustão só liga se sentir que está precisando de mais potência, ok? Os dois trabalham juntos “como a mão esquerda e a mão direita” como no poema de Fernando Pessoa. Detalhe: o CT 200h é o único híbrido da categoria.

A bordo, na hora de escolher o modo de condução, há o Eco (modo ecológico e mais econômico), Normal, Esportivo e o EV – quando o modelo só se move usando o propulsor elétrico. Nas ruas, foi comum ver pessoas virando a cabeça em direção ao “CT”. Segundo experts, chamam esse gesto de “qualidade percebida”, característica típica dos produtos de primeira linha.

Olhando em volta do interior do “CT”, o acabamento acompanha o alto padrão. Há muito couro e alumínio espalhado pela cabine. Palmas para a Lexus que não baixou a qualidade dos materiais em seu modelo de entrada. O ponto negativo é que como é muito baixo, só 14 cm em relação ao solo, em algumas lombadas irregulares, escuta-se aquela pancadinha chata embaixo. Por outro lado, “achatado”, o hatch premium “cola” nas curvas.

Dirigindo nas estradas, a posição de dirigir é maravilhosa e o silêncio no interior impera. Você só escuta o motor quando você pisa fundo e coloca o conta-giros para trabalhar. Ao redor, são oito airbags protegendo os passageiros e em termos de garantia do modelo são quatros anos. Já o sistema híbrido tem oitos anos. É, se a intenção da Lexus era chamar a atenção, ela está conseguindo. Agora é hora dos adversários ficarem preocupados.

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