Comportamento
Lexus é a marca onde há mais fidelidade por compradores de veículos premiums
Por Jota Pompílio - Em 23/07/2020 às 10:34 AM
Jota Pompílio, editor
Olha só: se você é um comprador de veículo leal a uma marca específica, é cada vez mais difícil você ser seduzido por uma outra marca quando é chegada a hora de comprar um novo veículo, segundo pesquisas da JD Power 2020 US Automotive divulgada essa semana nos Estados Unidos.
“Existem muitos fatores que contribuem para a lealdade à marca, desde a experiência que um cliente tem ao comprar o veículo até a forma como ele o faz sentir”, disse Tyson Jominy, vice-presidente de dados e análises da JD Power . “As montadoras estão realmente focadas na retenção de clientes, como evidenciado pelos planos de pagamento e incentivos que eles ofereceram desde o início da pandemia da COVID-19. Muitos foram além para oferecer assistência financeira aos clientes durante um período de incerteza econômica, o que contribui muito para aumentar a confiança do consumidor em sua marca escolhida e recomprá-la no futuro. ”
No pódium
E lá, na “Terra do Tio Sam”, quem foi a preferida? Pela segunda vez consecutiva, a Lexus conquistou a maior posição entre as marcas de luxo, com uma taxa de lealdade de 48%. A Mercedes-Benz ocupa o segundo lugar (47,8%), seguida pela BMW (45,1%), Porsche (44,9%) e Audi (43,4%).
Para Glauco Feitosa, gestor da Lexus Fortaleza, no Ceará, do Grupo Newland, o que acontece no mercado norte-americano também é refletido por aqui. “A marca tem como premissa a satisfação do cliente de forma contínua. Desde o primeiro atendimento na compra, até o relacionamento no pós-venda, a experiência dos nossos clientes é a mais agradável. Sempre procurando soluções para suas demandas. Por isso, o nosso índice de satisfação é alto, influenciando na hora que o cliente pensa em trocar seu Lexus”.
Segundo o gestor cearense, tudo na Lexus é ponderado e feito de olho nas necessidades de cada cliente e como ultrapassar as sua expectativas. “E quando falo cada cliente, quero dizer que sempre buscamos atender todos nossos clientes da melhor forma possível, tapete vermelho para todos, mas entendendo suas características e necessidades individuais. Assim conseguimos dar um atendimento especial personalizado a todos”, ressalta.
Métodos
Usando dados da Power Information Network, o estudo, agora em seu segundo ano, calcula se um proprietário comprou a mesma marca depois de negociar um veículo existente em um veículo novo. A lealdade do cliente é baseada na porcentagem de proprietários de veículos que escolhem a mesma marca ao trocar ou comprar seu próximo veículo.