Lexus LS 500 hybrid: parece mais carro de super herói!

Por Admin - Em 03/05/2018 às 11:44 AM

“Olha o carro do Batman!”, disse um garoto apontando com o dedo para sua mãe. E ele não está fantasiando: alongado, com contornos ousados, luzes atraentes e na cor black então confunde até adultos. Assim é o sedã da Lexus, o LS 500 híbrido. Com dois motores, disponível em mais de 90 países, agora ele também está no Brasil pelo preço de R$ 760.000.

 

Em Fortaleza, ele está disponível por encomenda em sua loja dentro do Shopping Riomar, no Papicu, na Newland Lexus, piso L2.  Aliás, toda a loja foi projetada de forma integrada nos fundamentos da marca Lexus, ou seja, as cores refletem o luxo e aguçam o sentimento de paz.   Porém, olhando-o LS 500, mais atributos vêm à tona: luxuoso, arrojado, confortável, refinado, sofisticado e tecnológico. 

De acordo com o Marketing da Newland, o que mais cativa no modelo é seu sistema híbrido, que tem como princípio a economia de combustível e a proteção do meio ambiente. Mas não se engane. Ele não é comportado: chega de 0 a 100km/h em apenas 5, 4 segundos!   

 

Impressões

O Lexus tem um perfil alongado (parece aqueles rabiscos que saíram da prancheta sem filtro) que nos remete a um esportivo de luxo. Segundo engenheiros da marca, o design da grade dianteira é projetado para que sua textura mude conforme a luz, e os faróis têm três projetores estreitos em LED, que envolvem a lateral para dar destaque à dianteira do LS. Já as luzes indicativas de direção, são compostas por 16 lâmpadas de LED, que se acendem de forma sequencial ao serem acionadas. Enquanto isso, na traseira, o mecanismo é o mesmo, porém, o sistema é composto por 21 lâmpadas, também de LED.

A traseira tem formato contínuo e envolve as laterais. Resultado disso é um formato definido e linhas fluídas, que mesclam a agressividade de um carro esportivo e a sutileza de um luxuoso. Em complemento a isso, vem com rodas de 20 polegadas. Mais longo e mais baixo do que a geração anterior, tem silhueta que lembra a de um cupê.

O sedã é projetado sobre a plataforma global para veículos de luxo, a GA-L (Arquitetura Global para Veículos de Luxo, em português). Com ela, os componentes mais pesados, como o motor, foram afixados perto do centro do veículo. O peso foi distribuído na frente e atrás, com o objetivo de alcançar um bom centro de gravidade.

Inside

Para que se torne acolhedor, o interior conta com volante com revestimento texturizado; clusters no painel de controle com as informações dispostas para serem intuitivas; monitor de navegação de 12,3 polegadas, com sistema de navegação GPS, áudio, televisão digital e outros recursos. O motorista ainda conta com um monitor head-up colorido.  Os carros Lexus são feitos com o maior cuidado para que não haja nenhuma imperfeição, por isso os encaixes são todos no padrão da marca, logo o conforto é garantido, salienta o departamento de Marketing.

Os acabamentos decorativos das portas foram inspirados nos artesãos japoneses, com detalhes em madeira feitos à mão. Além disso, conta com suspensão pneumática, que ao desligar o carro, ela levanta automaticamente o veículo e abre os apoios do banco, para facilitar a saída dos ocupantes.

Para os passageiros dos bancos traseiros, o LS 500h conta com duas telas de 11,6 polegadas posicionadas atrás dos bancos dianteiros. Há ainda um painel multifunção sensível ao toque posicionado no apoio do braço central, onde é possível controlar o sistema de áudio, o conteúdo das telas, ajustes das cortinas das janelas e do vidro traseiro, ajustes dos bancos e do ar-condicionado. Sobre este último, o sedã conta com sensores infravermelhos, que detectam quais bancos estão sendo ocupados, tornando mais eficiente a distribuição do ar nas zonas onde há ocupantes.

Já o sistema de som, o Mark Levinson 3D QLI, tem 7.1 canais com 23 alto-falantes distribuídos por 16 locais em toda a cabine (incluindo dois alto falantes de 40 mm instalados no teto), capazes de produzir o equivalente a 2.400 watts de potência.

Os novos assentos dianteiros contam com 28 modos de ajuste diferentes, sendo um deles o aquecimento. O assento do passageiro dianteiro reclina até 48 graus e levanta até 24 graus, para ajudar o passageiro do banco traseiro a sair do veículo. Já nos bancos traseiros, são 22 modos de ajuste diferentes e opções de aquecimento. A novidade nesta 5ª geração é a função “Return”, que faz com que os assentos retornem às suas posições originais ao desligar o carro.

 

O motor 

O Lexus conta com um sistema que adiciona um dispositivo de mudança de quatro fases ao modo de condução híbrido, sintonizando o motor a gasolina 3.5 V6 a dois motores elétricos. No total, são 300 cv e 37,5 kgfm. Como resultado, o sedã vai de 0 a 100 km/h em prticamente cinco segundos e é capaz de andar até 140 km/h com o motor a combustão desligado. O sistema trabalha em conjunto com uma caixa de câmbio automática de 10 marchas. E aí, parece ou não carro de super herói?

Mais notícias

Ver tudo de IN Road