SUV de luxo
Mais potente e atraente, Novo Cayenne está prestes a chegar na Porsche Center Fortaleza
Por Jota Pompílio - Em 05/09/2023 às 11:54 AM
Finalmente, depois de tanto teaser, disse-que-me-disse, fotos de todos ângulos, a Nova Linha do Porsche está prestes a chegar em suas autorizadas no Brasil seu best-seller, o Novo Cayenne. Na prática, ficou mais potente, ganhou uma atualização externa e interior mais moderno, inspirado no Taycan.
Prestes a chegar na segunda quinzena ou final do mês de setembro, o SUV, claro, virá recheado de novidades. “Posso dizer que é a melhor Cayenne que já foi lançada tamanho é seu acerto nos ajustes que fizeram. Um ponto principal que eu acho é a suspensão que está fantástica. Ela te dá mais conforto, mas sem perder a esportividade. Isso tanto para a pista normal como para a off-road”, detalha Pedro Lima, gerente da Porsche Center Fortaleza.
Dentre outras atualizações, o gestor destaca o novo interior do modelo. “A marca resolveu seguir as mesmas linhas do Taycan como um painel totalmente digital, a possibilidade de colocar um display adicional exclusivo para o passageiro dianteiro, o seletor de câmbio próximo ao volante”. Segundo ele, destaque também para os novos para-choques dianteiro e traseiro que deixam o SUV de luxo bem mais robusto. “Faróis LED Matrix de série que, sem sombra de dúvidas, agrega bastante valor ao carro”, diz. Há também a nova suspensão de duas válvulas e o painel com três telas digitais, onde o carona pode visualizar dados de desempenho, por exemplo. Segundo a Porsche, os faróis LED Matrix contam com mais de 32.000 pixels (em dois módulos) e cada pixel pode ser controlado individualmente. A iluminação é tão poderosa que alcança 600 metros de distância.
.
Pedro avalia que outro ajuste feliz foi a volta do motor V8 biturbo na versão S (Coupé e SUV) a combustão que entrega 480 cv e 61 kgfm de torque, representando um ganho de 34 cv e 5 kgfm de torque em relação ao modelo 2023. Já a versão GT, topo de linha, ganhou 19 cv de potência e alcança 659 cv e 89,2 kgfm de torque, suficientes para fazer o SUV de luxo alcançar os 100 km/h em 3,3 segundos , com velocidade máxima de 305 km/h. O modelo chega já esse mês nas versões a combustão que partem de R$ 810 mil.
Já nas versões híbridas, há o já conhecido V6 3.0 com tecnologia híbrida plug-in, que ficaram mais potentes, justamente por causa da instalação de novos motores elétricos. Pedro declara que o maior diferencial “está na autonomia de 80 a 90 quilômetros só no elétrico”. O motor a combustão continua gerando 304 cv, mas o motor elétrico ganhou 40 cv extras, fazendo a potência combinada crescer para 470 cv . As baterias também foram melhoradas e agora são de 25,9 kWh, contra as de 17,9 da geração anterior
A versão Turbo E-Hybrid também traz o novo motor elétrico, mas aliado ao V8 4.0. As unidades combinam para entregar 739 cv de potência e 96,8 kgfm de torque . Apesar de mais potente que a Turbo GT , a aceleração de 0 a 100 km/h é 0,4 segundos mais lenta (3,7s), e a velocidade máxima é de 295 km/h.
Para finalizar, outro ajuste perfeito, segundo o gestor da “Porsche cearense” foi a política de preço que ficou bem agressiva. “O carro tá no preço bem ajustado. Por exemplo, a versão de entrada, que é híbrida, parte de R$ 690.000,00. Considerando que o modelo é um Porsche e atributos a bordo, ele vai de fato balançar o mercado”, aposta Pedro.