
Test-drive
Mercedes-Benz EQA 250 entrega luxo, tecnologia e bom desempenho
Por Jota Pompílio - Em 08/04/2025 às 11:54 AM

Mercedes EQA 250 é uma ótima opção para quem deseja ter seu primeiro SUV elétrico.
Em Fortaleza (CE), cedido pela Newsedan – exclusiva autorizada da marca na capital cearense, passei um final de semana com o EQA 250 Mercedes-Benz, o SUV elétrico mais barato e acessível da marca que, lançado em 2022, teve atualizações visuais, acréscimos de equipamentos e mudanças mecânicas.

Luxo e bom gosto permeiam o cockpit do SUV.
Com 4,47 metros, o EQA é apenas 6 centímetros mais longo que o GLA por uma questão de para-choques e design. Sua largura e distância entre eixos são as mesmas – respectivamente em 1.834 milímetros e 2.729 mm – mas o EQA é um pouco mais alto que o GLA: 1,62 m contra 1,61 m. Ah, o “EQ” significa divisão de veículos elétricos da montadora alemã.
Ao volante
Como é bom andar a bordo do EQA 250. Logo nos primeiros metros, o EQA 250 surpreende positivamente e sua arrancada quando está parado é ótima. Comportamento, inclusive, peculiar dos elétricos. Mesmo sendo o SUV elétrico ‘de entrada’, ele tem uma rodagem mais firme, controlada e agradável. O EQA 250 é um carro bom de dirigir na cidade, com direção leve e direta, superando irregularidades do asfalto, raspando pouco em lombadas e entregando uma estabilidade boa diante da proposta de SUV.

Há vários de tipos de modos de condução a bordo.
Embora SUV, a esportividade parece que está na alma, já que o ótimo desempenho lembra um. Os dados oficiais indicam aceleração de aceleração de 0 a 100 km/h em 8,6 segundos, enquanto a velocidade máxima é limitada em 160 km/h. O EQA 250 segue com um motor frontal (PSM) que gera 190 cv e autonomia de até 321 km (método INMETRO).
Ao dirigir, você tem à disposição quatro modos de condução (Individual, Sport, Comfort and Eco), e é bem perceptível a diferença entre eles. Para mim, o destaque fica por conta do modo Eco que te dá uma economia a mais e também gerencia o funcionamento do ar-condicionado. Entretanto, o modo Comfort se mostra mais adequado, equilibrando bem performance e consumo de energia. O modo Individual é tentador, pois te dá por conta própria parâmetros como peso da direção, resposta do acelerador e o controle de tração. A frenagem regenerativa também é uma ótima ferramenta de segurança e você pode tê-la em diferentes níveis.
Por dentro
A cabine se destaca pela sensação real de carro premium: acabamento de alta qualidade nas portas, painel e bancos, instrumentação com boa visualização e excelente isolamento acústico. Tecnologia é que não falta e a tela touchscreen enorme rouba a cena.
O espaço interno é justo, principalmente na parte da frente com bancos esportivos e de regulagem elétrica disponíveis no pacote AMG. Até para quem vai no banco de trás tem um bom espaço considerando o porte do carro. Além disso, o espaço no porta-malas é de 340 litros, só perde para os 421 litros do GLA a combustão.
Conclusão
Ao devolver o EQA 250 fiquei refletindo: o SUV premium se revelou um SUV elétrico melhor do que esperava. Com uma vida a bordo digna de carro premium, ele ostenta acabamento de primeira linha e lista decente de itens de tecnologia e comodidade, sem falar na boa dirigibilidade.
Mais notícias


PROPOSTA EM ANÁLISE
