Morreu a bateria? Veja algumas dicas para ela não falhar na hora que você mais precisa
Por Admin - Em 13/07/2018 às 8:45 AM
Já pensou você no shopping fazendo compras e de repente, ao voltar, você dá com a chave no carro e ele não pega? Pior seria no meio de uma viagem! Horrível, né? Saiba que isso pode ser a bateria. O Road In garimpou com especialistas e percebeu que o mal comportamento dá origem à sua bateria descarregada como faróis ligados, alarme desconfigurado, chave “virada” na ignição, luzes internas ou do porta-luvas acessas sem necessidade e som tocando ou frente do rádio acesa sem o motor funcionando.
De acordo com o eletricista Carlos Alberto, que trabalha no setor há 20 anos, a bateria é acionada sem que o motor esteja ligado, ou seja, rodando. “Assim ela não é retroalimentada pelo alternador e vai perdendo a carga aos poucos”. Ele explica que a bateria é um acumulador de energia, e que o componente tem um tempo de duração, que varia de acordo com a sua amperagem.
“Como os componentes elétricos consomem a energia armazenada, a bateria “arria” e não consegue fornecer energia suficiente para dar a partida no motor”. Ele ressalta que a vida útil do equipamento é de dois anos, podendo durar até mais conforme os cuidados do proprietário. Veja algumas dicas que repassamos para você para sua bateria ter uma vida mais útil.
Forma moderada
Quando você estiver com o veículo desligado, evite usar o rádio, as luzes internas, a central multimídia, o ar-condicionado, deixar os faróis ligados ou utilizar algum equipamento elétrico ligado à bateria.
Períodos sem uso do carro
Para aqueles donos de carros “de garagem” — que pouco saem — ou para quem eventualmente permanece mais de uma semana longe de casa, o mais adequado é desconectar os cabos que estão ligados à bateria, para evitar uma descarga antecipada. A recomendação é desconectar pelo menos o terminal positivo do terminal para prevenir a diminuição da vida útil da bateria, bem como para evitar curto-circuito. Caso você retire os dois cabos, lembre-se de conectar primeiro o negativo e, em seguida, o positivo.
Proteja bem os terminais
Feitas de plástico, as capinhas protetoras dos terminais positivo e negativo da bateria de carro ajudam a protegê-los do contato com objetos metálicos que pode gerar uma faísca e provocar um curto-circuito. Esteja atento a esses pequenos itens, observando se estão desgastados ou danificados e providenciando a substituição, caso necessário.
Deixe os terminais limpos
Com o passar do tempo, os terminais da bateria acumulam resíduos provenientes da oxidação de materiais presentes na ponta dos conectores e dos terminais, como cobre e latão. Eles apresentam uma coloração esverdeada e são chamados de zinabre.A dica para manter os terminais limpos é fazer uma mistura de água com bicarbonato de sódio. Ela reage com o zinabre e forma uma espuma, que deve ser retirado, secando bem a área. Faça isso com o carro desligado e confira bem a conexão dos cabos com os terminais.
Tenha um auxiliar de partida
Às vezes, é possível até ter uma ideia de quando a bateria do carro está para ser trocada, mas, em muitos casos, ela acaba sem qualquer sinal prévio. Porém, se você possuir um auxiliar de partida no seu veículo, ele pode ajudar a evitar situações perigosas. Esse equipamento tem a função de gerar carga para a bateria, dispensando o conhecido procedimento da “chupeta”, já que não é comum ter uma bateria sobressalente e nem todas as pessoas estão dispostas a prestar socorro em casos de necessidade. Porém, caso você não possa adquirir esse equipamento, tenha, pelo menos, um cabo auxiliar de boa qualidade.
Faça manutenção no alternador
Em alguns casos, quando o carro não quer ligar, é possível que o problema não esteja na bateria, mas no alternador. Esse equipamento, que fica instalado próximo ao motor, é o responsável por gerar a corrente elétrica necessária para fazer funcionar cada equipamento elétrico do veículo e manter a carga da bateria do carro constante.
Capacidade da bateria
Se você deseja instalar um bom alarme, ou um sistema de som mais potente, vidros elétricos, ou ar-condicionado no seu carro, observe a capacidade suportada pela bateria e pelo alternador e verifique se a instalação foi feita corretamente, para que os cabeamentos não roubem parte da carga. Caso necessário, será preciso trocá-la por um modelo mais resistente. Seguindo esses cuidados e dicas você consegue fazer a bateria do carro durar mais.