Poluição zero
Na crista da onda, Toyota mostra seu primeiro modelo elétrico
Por Jota Pompílio - Em 01/11/2021 às 11:08 AM
Jota Pompílio, editor
Enquanto a corrida por carros elétricos no Brasil segue em passos lentos, no mundo, já se passou a “terceira marcha”. Por isso, a Toyota acabou de revelar detalhes do seu primeiro modelo elétrico, o bZ4X (nome provisório, tá gente?)
Na prática, segundo a marca japonesa, o novo Toyota elétrico será fabricado em parceria com a Subaru, que trabalhará no baixo centro de gravidade e boa rigidez torcional – o que ajuda o desempenho nas curvas e em trechos de terra. Além disso, também favorece o espaço interno que, de acordo com a marca, é compatível com o de um grande sedan.
No interior, há uma central multimídia bem no centro do painel, conectada à internet. Além disso, destaca-se a posição de dirigir que lembra o padrão adotado nos lançamentos mais recentes da Peugeot, com quadro de instrumentos em posição mais elevada. O teto solar panorâmico também chama a atenção, assim como a área envidraçada e o nível de acabamento.
Energia da natureza
Um ponto que chama a atenção no modelo é o painel solar de teto, que gera eletricidade equivalente a cerca de 1.800 km de distância de condução por ano. O SUV ainda pode ser carregado em estacionamentos onde não há estações de carregamento. O Toyota bZ4X pode se conectar a um alimentador de energia para fornecer eletricidade para casas e eletrodomésticos em para atividades ao ar livre.
Segundo os engenheiros da marca, quando usada com geração de energia solar doméstica, a carga do Toyota elétrico pode alimentar a casa durante o dia, enquanto a eletricidade excedente pode ser usada para recarregar o veículo por meio de cabos. Posteriormente, a eletricidade armazenada no veículo pode ser usada para alimentar a casa à noite. Incrível, né?
Outro ponto extraordinário é que o novo modelo elétrico pode ser controlado por meio de um aplicativo de celular, pelo qual os usuários podem bloquear, desbloquear e iniciar o sistema sem operação na tela. As chaves digitais podem ser distribuídas para os aparelhos, tornando mais fácil para a família e os amigos emprestarem veículos remotamente.
Mas pra quando?
De acordo com a estratégia global da empresa, no que se refere à eletrificação, a ideia é lançar a novidade em meados de 2022 em regiões com grande demanda por esse tipo de carro, como China, EUA, Europa e Japão. Com isso, vai apresentar sete modelos elétricos até 2025, conforme a própria fabricante japonesa.
.