Perto de chegar
Na terra de Putin, Volkswagen Taos tem opção de motor 1.6
Por Jota Pompílio - Em 05/03/2021 às 10:35 AM
Jota Pompílio, editor
No Brasil, o aguardadíssimo lançamento que acontecerá para o mês de maio, do SUV, da Volkswagen, já é realidade no outro lado do planeta, na Rússia. O futuro rival do Jeep Compass vendido por lá tem versão entre eixos padrão.
Por dentro, o interior do “Taos russo” é decorado de forma diferente. O Taos mantém defletores de ventilação horizontais, seu próprio volante e uma unidade de controle de temperatura de zona dupla. Mas as cores internas são mais ostensivas.
O comprimento do Taos russo é 4417 mm. Sua largura é a mesma (1841 mm) e a altura é de 1602 mm. As rodas com um diâmetro de 16 a 18 polegadas são oferecidas para escolher.
O chassi, carroceria, e as diferenças se resumem ao design e ao interior. Além disso, na versão russa, a Volkswagen economizou ainda mais: se os SUVs chineses e americanos têm aberturas originais nas janelas laterais traseiras, o Taos russo adota abertura parcial – similar à do Karoq do qual deriva.
Mais potente
A gama de motores do Volkswagen Taos básico terá 1.6 MPI aspirado (110 cv) e tração dianteira, uma transmissão “mecânica” de cinco marchas ou uma “automática” de seis velocidades. No Brasil, tal qual o norte-americano, esperado que seja o motor turbo 1.4 TSI (150 cv) a um “automático” de oito velocidades.
A gama incluirá os níveis de acabamento Respect, Status e Exclusive, bem como o Joy! (com base no Status), cujas principais características serão cores vivas da carroceria (laranja ou bege) e acabamentos internos contrastantes.
O conjunto completo ainda não foi anunciado, mas a lista de equipamentos promete um sistema de mídia com tela de dez polegadas, câmera retrovisor com lavadora, sensores de luz e chuva, faróis adaptativos, sensores de estacionamento e um complexo de assistentes eletrônicos IQ.Drive.