Impressões
Nissan Sentra é econômico, super tecnológico e tem design de brilhar os olhos
Por Jota Pompílio - Em 08/05/2023 às 10:52 AM
Em Fortaleza, cedido pela fabricante japonesa, passei uns sete dias com o novo e badalado Sentra e o apelo visual, notei, é um dos seus principais trunfos. Vou ser mais direto: a oitava geração do sedan tá linda! Dirigindo-o, dá para sentir que é um carro muito gostoso ao volante graças à suspensão suave, à direção levíssima e o isolamento acústico de primeira. Em ruas mais esburacadas, o sedan vibra pouco. Porém, ai vai o “Calcanhar de Aquiles”: como é baixinho, muito cuidado com valetas e lombadas por conta de sua frente baixa.
Em rodovias, com motor 2.0 aspirado e que desenvolve 151 cv de potência e 20 kgfm de torque, com câmbio CVT que pode simular oito velocidades, o carro é super divertido em dirigir. Em ultrapassagens, cumpre bem seu papel. É só pisar que parece uma “bala”.
A bordo, lembrei que o interior, vendida no Brasil até 2021, era feito com materiais simples e não tinha tantos atrativos no pacote de equipamentos. Agora, o Sentra tem um belíssimo painel com três saídas centrais para o ar-condicionado, central multimídia flutuante e painel de instrumentos com uma tela generosa.
O interior do Sentra é primoroso, ainda mais com o revestimento de couro premium que é opcional da versão Exclusive. O computador de bordo é prático e traz informações sobre consumo, revisões, assistências ao motorista e controle de cruzeiro adaptativo. Há função de aquecimento dos bancos e ajustes elétricos para o motorista.
O espaço traseiro é excelente, mas apenas quatro ocupantes viajam com conforto pleno. O Sentra não tem saídas de ventilação para os passageiros do banco traseiro, mas a Nissan compensou isso com um ajuste mais intenso do ar-condicionado. Mesmo na velocidade mínima, o fluxo é bem gelado, até para quem vai atrás. E já que estamos falando de espaço, o porta-malas é gigante: 466 litros. Para quem viaja todo final de semana com a família, uma maravilha.
Consumo
Quanto ao consumo, a Nissan afirma que o lançamento faz 11 km/l de gasolina na cidade e 13,9 km/l na estrada. Para você ter um parâmetro de comparação, o Corolla 2.0 faz 11,6 km/l e 13,9 km/l de gasolina também nas mesmas condições. Nada mal para um carro que não tem sequer start-stop. A despeito do tanque de apenas 47 litros, a autonomia na estrada é de 653 km – sempre de acordo com os dados divulgados pelo Conpet, o programa do Inmetro que avalia o consumo dos carros vendidos no Brasil.