Marca premium
No mundo, a BYD já é a terceira marca que mais vendeu carros em 2024
Por Jota Pompílio - Em 07/02/2025 às 5:16 PM
A “brand” premium chinesa só tem a comemorar, pois o ano de 2024 consolidou a sua atuação internacional em recordes de vendas em todos os países de atuação com veículos elétricos e híbridos. Segundo a marca, foram mais de 3,8 milhões de carros eletrificados vendidos mundialmente, superando marcas tradicionais, mais focadas em motores a combustão. E olha que há cinco anos apenas, a BYD havia fechado 2019 na 49ª posição do ranking global de vendas. Na prática, este ano, ficou atrás só da Toyota (9 milhões de unidades vendidas) e Volkswagen (quase 5 milhões de unidades vendidas).
Além de entrar no pódio de vendas mundial em meio a gigantes com muitas décadas de atuação, a marca também registrou 4,5% de market share no cenário mundial, um aumento de 41,6% em relação a 2023. Entre as dez marcas que lideram, sete delas apresentaram queda ou estagnação nas vendas e participação de mercado.
BYD ressalta que segue firme em suas estratégias globais de continuar na vanguarda da venda de carros eletrificados e com grandes ambições de liderar as vendas mundiais nos próximos anos.
No Brasil
Em solo brasileiro, a greentech segue avançando em vendas e consolidando a sua atuação forte no top 10 no ranking geral – sétimo lugar em 2024, considerado apenas a venda no varejo (sem contabilizar as vendas diretas). Foram emplacados 76.711 veículos pela marca em 2024, mais de 58 mil unidades sobre o resultado do ano anterior, o que significou um crescimento explosivo acima de 328%. Fruto de uma linha de excelentes produtos aliada a preços competitivos, entregando para os brasileiros aquilo que era uma demanda represada há décadas: carros confortáveis, econômicos, bem construídos, com alto nível de sofisticação e tecnologia embarcada, tornando acessíveis itens que eram encontrados apenas em carros de luxo de valores muito elevados.
No primeiro mês de 2025 a BYD ficou em nona colocação no ranking geral, com mais de 6,5 mil carros emplacados e 4,2% de market share. Quando considerada apenas a venda no varejo, a BYD foi a sétima colocada, com mais de 6,1 mil unidades vendidas.