Test drive
Nova Frontier LE: sim, conforto e valentia ela tem de sobra, viu!
Por Jota Pompílio - Em 30/11/2020 às 9:58 AM
Jota Pompílio, editor
Importada da Argentina, uma das picapes mais queridas do mundo, a Nissan Frontier, está disponível em quatro versões na nova linha, que passa um visual arrojado e muitas novidades. Gentilmente cedida diretamente pela montadora à Road In – nossa Revista na Web, em Fortaleza, pegamos a topo de linha, a LE, que foi avaliada na cidade e interior do Ceará.
Dirigindo-a, as sensações que mais senti foi que ela passa mais firmeza sem ser desconfortável, elimina a sensação de flutuação em alta velocidade e dá mais controle em curvas. Na prática, você está dirigindo um carro de passeio, mas com dimensões de “gente grande”.
Na capital cearense, na Jangada Nissan do Grupo Carmais, a versão top custa R$ 230.000,00. Segundo Antônio Nina, gerente da concessionária, a picape japonesa é repleta de exclusividades. “Primeiro ela conta com um teto solar que só ela tem. Uma câmera de ré de 360 graus com detector de objetos em movimento e uma suspensão multilink independente também que entram nessa lista”, ressalta.
Essa versão conta também com volante multifuncional, ar-condicionado dual zone com saídas para os bancos traseiros, teto solar, novo sistema multimídia com tela de 8”, sistema Isofix, seis airbags e bancos com gravidade zero, inspirados em tecnologias da Nasa. É mole?!
A diesel, sob o capô, está o novo motor 2.3 quatro cilindros biturbo que quase voa pelas rodovias. Ele gera 190 cv como o antigo 2.5 turbodiesel e praticamente o mesmo torque: são 45,9 mkgf a 2.500 rpm contra os 45,8. Com vidros fechados, quase não escuta o barulho.
Todas são oferecidas com cabine dupla e tração nas quatro rodas, com opções de integral e reduzida. Esse recurso pode ser acionado no painel do carro a uma velocidade de até 100 km/h.
Com comportamento dinâmico e boa posição de dirigir, a picape entrega tudo o que “diz” tanto no asfalto quanto na terra. Ah, a passagem das marchas (com o câmbio automático) é imperceptível e as retomadas são precisas!
Mais tecnologia
A versão LE da Frontier oferece ainda uma série de recursos que permitem enfrentar os mais diferentes obstáculos.
Destacam-se entre eles a suspensão Multilink, o controle automático de descida e o sistema de auxílio de partida em rampa. Esses dois últimos atuam automaticamente nos freios do veículo para controlar o carro em descidas íngremes e aclives. Seus ângulos de entrada (30,6°) e saída (27,7°) vencem os terrenos mais inclinados.