Picape premium
Nova Silverado: na super picape, tamanho é documento sim!
Por Jota Pompílio - Em 24/01/2024 às 12:24 PM
Dos carros que testei, a Nova Silverado, sem dúvida, está na minha lista top da memória e, talvez, para sempre. De porte avantajado, contornos em harmonia, tecnologia de sobra e uma frente cativante, me apaixonei de súbito ou de cara – como geralmente nos expressamos.
Cedido gentilmente pela Dafonte – autorizada GM, em Fortaleza (CE), fiquei quase uma semana e, praticamente, mexi com a rotina de dois munícipios: a Capital e Icapuí. Estacionada no semáforo ou em redução devido à lombadas, era comum ouvir “eita má, que bichona linda!”, “isso é um carro ou caminhão?”, “nossa, nunca tinha visto uma picape assim!”…. Era também corriqueiro alguém perguntar, a bordo de outro carro, sobre motor e preço.
Impressões
Ao abrir a porta, o estribo elétrico se estende tal qual um tapete. A bordo, ligando-a com um simples botão, a super picape mostra suas facetas através de centenas de botões que se destacam pela imensa lista de equipamentos. Ela dispõe de recursos de segurança avançados, como frenagem de emergência, assistente de permanência em faixa (sem centralização), piloto automático adaptativo (ACC), e faróis em LED com comutação automática do farol alto. Á noite, quando eu a dirigia, o farol alto acionava sozinho quando achava o ambiente muito escuro.
E por falar em segurança, o equipamento que mais gostei foi quando o assento do motorista dava uma “tremidazinha”. Qual o objetivo? Te avisar para que você ponderasse melhor na sua manobra ou que você estava em perigo. Além disso, a picape conta com sensores de estacionamento e câmeras de 360º de alta definição – um diferencial notável para veículos dessa categoria.
O interior é equipado com ar-condicionado de duas zonas, bancos e volante com ajustes elétricos e climatizados e com memória para o motorista. O acabamento é de alta qualidade, com elementos que remetem à madeira e ao couro.
O conforto não fica atrás com pneus ATR 275/60 R20 que se adaptam tanto ao asfalto quanto a terrenos mais rústicos, adequados para uma escapada ao campo sem abrir mão do conforto. A suspensão dianteira com duplo A e a traseira com feixe de molas são calibradas para proporcionar uma condução serena, mesmo diante dos famosos “buracos” brasileiros. Para colocá-la no “espirito off-road” também é só parar, colocar no neutro e apertar a opção 4×4 reduzida. Pronto, tá feita a mágica.
Dirigi-la é uma diversão. Nas estradas federais e estaduais, a picape fazia ultrapassagens como um esportivo a pesar do tamanho. E olha que sob o capô, são 5.3 litros, com 360 cavalos e 519 Nm de torque, com tecnologia de desligamento de cilindros patenteada pela GM, que, desde 2013, ajuda a economizar combustível. Apesar de suas proporções, a Silverado oferece uma experiência ao volante que é comparável a de um carro comum. Ah, o câmbio é de dez marchas e sempre automático.
A bordo, para os passageiros que gostam de multimídia, a Nova Silverado oferece esse sistema de 13,4 polegadas com Google integrado e wi-fi nativo. Tendo o sistema Google Built-In, basta fazer o login no sistema com a conta do Google, que todos os aplicativos usados no smartphone ficam disponíveis na tela de 13,4″.
Consumo
Segundo o Inmetro para consumo de gasolina apontam 6 km/l na cidade e 7,2 km/l na estrada, respeitáveis para o tamanho e o peso do veículo. Entretanto, há outros jornalistas que fizeram 9,8 km/l em média de consumo de gasolina.
Capacidade
Elétrica, a caçamba não decepciona e oferece uma das maiores capacidades do segmento: 1781 litros, capaz de carregar até 716 kg. No quesito reboque, a Silverado mostra sua força, puxando até 4128 kg. Por isso, nesse caso,
tamanho é documento sim e super importante.
Na GM Dafonte, a super picape está de R$ 529.990,00. O gestor Victor Karbage é super gente-fina. Quem sabe entre um cafezinho e outro, você ganha um abatimento e a leva por menos?