SUV premium
Novo BYD TAN esbanja autonomia e fica mais sedutor
Por Jota Pompílio - Em 25/04/2024 às 1:13 PM
Se dando bem no Brasil, a BYD está lançando por aqui um outro modelo emblemático para a marca, o Novo Tan. É, na prática, o veículo mais potente e top da marca, inclusive no preço. Oriundo da China, o SUV de sete lugares 100% elétrico chega por R$ 536.800 esbanjando saúde (autonomia) e força (torque).
Ressaltando ao internauta que o Tan foi o primeiro veículo da BYD a chegar o nosso país, em março de 2022. Hoje ele aporta com visual super enxuto, jovial, trazendo a nova identidade visual da marca, além de torque e bateria maiores e uma lista de equipamentos bem mais em abundância que a anterior.
A bateria do SUV ganhou uma melhoria para quem gosta de viajar: sua capacidade aumentou de 86,4 kWh para 108,8 kWh , uma melhoria de 20%. A consequência é um torque maior de 69,3 kgfm para 71,3 kgfm .
Autonomia ficou mais em evidência
A potência permanece a mesma de 517 cv. De 0 a 100 km/h faz 4,9 e sua velocidade máxima é limitada a 190 km/h. Porém, a autonomia foi claramente afetada devido a bateria maior, com um ganho de 120 km a mais. O Inmetro divulga 430 km , mas a marca afirma ter alcançado até 600 km com uma única carga. A tração é integral nas quatros rodas.
Contornos e interior
Para quem se liga no visual, a principal mudança está na dianteira que adotou a nova identidade visual da marca, com novos para-choques e uma grade de tamanho reduzido para seguir as mesmas linhas do Song Plus e Yuan Plus . Os faróis mantiveram o mesmo formato, mas agora apresentam uma nova assinatura em LED.
Interior
A bordo, o volante substitui o logo em azul pelo novo emblema que mostra as três letras. Além disso, os sistemas de software foram atualizados com as novas tecnologias da marca. Outras novidades incluem aquecimento e massagem nos bancos dianteiros e aquecimento no volante. O painel de instrumentos de 12,3″ e multimídia giratória de 15,6″ permanecem os mesms, apenas com o software atualizado. Houve também a implementação do HUD (head-up display).
Lendo onde pisa
Outra novidade é a suspensão inteligente do BYD Tan. Ele detecta rapidamente situações que exigem ajustes, gerando uma direção mais suave e segura. Em ambientes urbanos, ela se torna mais macia para oferecer mais conforto, enquanto em acelerações mais fortes, o condutor pode alterar o sistema pelo multimídia para uma suspensão mais rígida, garantindo maior segurança.