Impressões ao volante
Novo Cerato: mais potente, maior e mais barato. Vai encarar, japoneses?
Por Jota Pompílio - Em 18/02/2020 às 7:59 AM
Antes, o sedan coreano era pequeno e só tinha 128cv e era caro. Hoje está maior (8cm a mais), tem mais cavalos (167cv) e mais barato porque é importado do México e não mais de seu país de origem, Coréia do Sul. Bem equipado, o Novo Cerato tem cinco anos de garantia.Traduzindo: está armado até os dentes para brigar com Civic, Corolla, Cruze, Jetta.
Depois que o Novo Cerato adquiriu essas novas características, não é à toa que as vendas estão bem aquecidas. “A procura aumentou bastante após os primeiros modelos estarem andando nas ruas. Ao ver ele na rua, clientes despertaram o interesse em conhece-lo”, revela Marcelo Fernandes, gerente da Kia Jangada, em Fortaleza, do grupo Carmais.
Segundo o gestor da Kia cearense, neste novo modelo há controle de tração e estabilidade, auxílio de partida em rampa, multimidia flutuante com espelhamento Apple CarPlay e Android auto em todas as versões”, enumera.
Ele avalia que o cliente do Cerato é o cliente que busca dinamismo, modernidade e prestígio em seus veículos. “São clientes no geral exigentes, antenados com as novas tecnologias e bem informados. Exemplo: executivos de empresas, empresários, profissionais liberais (médicos, advogados, juízes, oficiais, engenheiros)”, afirma. Preço? Segundo ele, a partir de 94.990,00 e com excelentes condições para fechar negócios.
Ligação direta com whatApp
Para a melhor comodidade, há alguns clientes que negociam antes o preço e forma de pagamento. “Para isso, a Kia Jangada disponibiliza o nosso contato de WhatsApp para começar a venda com mais comodidade que é (85) 98185-2474”, revela.
Impressões
Ao entrar na cabine melhorou muito em relação ao modelo anterior. Se antes o Cerato só fazia sombra aos inimigos, agora ele disputa com nacionais à altura, inclusive no preço. Os plásticos duros foram atenuados e há bastante material macio ao toque. O visual é moderno e a ergonomia foi bem pensada.
Com aumento de 8 cm no comprimento e 2 cm na largura, o Cerato ficou espaçoso. É possível sentar no banco traseiro com boa área para o joelho mesmo no caso de motoristas mais altos. O porta-malas ganhou com o estirão do Kia, chegando a 510 litros. Para viajar com a família, uma beleza!
Mudança de ares
Antes o Cerato era criticado por ter motor 1.6 flex aspirado. Seria condizente o antigo motor se o Kia fosse um sedã compacto, mas ao comparar a rivais turbo ou 2.0, ele ficava acanhado. Agora o novo Cerato traz motor 2.0 quatro cilindros flex de 167 cv e 19,2 kgfm de torque. Na estrada, o sedan coreano ganhou esperteza e agilidade.
A seu modo
O Novo Kia Cerato 2020 tem boa saída com o motorzão dois litros, uma configuração que o público brasileiro aprecia. No Mode, há como dizer para o Novo Cerato o estilo que você quer que ele se comporte. No Comfort, o Novo Kia Cerato 2020 responde melhor, mas o interessante mesmo é o Smart – esse modo é diferente dos tradicionais, pois ele alterna os dois modos citados e ainda o Sport, fazendo com que o Novo Kia Cerato 2020 varie de desempenho conforme a pressão do pé sobre o acelerador. Basta aliviar para entrar no Eco ou manter-se moderado no Comfort. Pisando mais, ele logo está no Sport, mesmo sem mudanças na alavanca de câmbio.
A direção tem bom peso e é rápida, ajudando a contornar curvas com bom comportamento. A tendência de sair de frente do Cerato é atenuada pelos controles de tração e estabilidade, que atuam cedo cortando a aceleração para evitar acidentes. A suspensão também trabalha em um meio termo entre conforto e esportividade.