
Utilitário de luxo
Novo Defender 2023 agora com motor diesel e híbrido
Por Jota Pompílio - Em 02/05/2022 às 11:38 AM
Jota Pompílio, editor
Já está nas autorizadas da Land Rover o super SUV off-road que chega ao país com duas novas versões e o inédito conjunto mecânico com motorização diesel aliada a um sistema híbrido leve. O Novo Defender vai de R$ 708.950 a R$ 800.950. Em Fortaleza (CE), a marca está representada pela autorizada Extrema do Grupo Agência Peixoto na Av. Santos Dummont.

Defender D300 Interior
Além da nova motorização, a Land Rover modificou as versões do Defender. A opção de entrada permanece a 90 D300 HSE (R$ 708.950), seguida da 110 D300 HSE. As novas configurações são as 110 D300 X-Dynamic HSE e a topo de linha 110 D300 X.

Defender D300
O Defender conta com diversos equipamentos diferenciados, como o “ClearSight Ground View”, o capô transparente, que revela na tela central as áreas normalmente escondidas pelo capô logo à frente das rodas dianteiras. Ele ainda tem alerta de pontos cegos, monitoramento de tráfego traseiro e aviso de veículo ou objeto se aproximando ao abrir a porta por dentro.
Outra novidade é o piloto automático adaptativo, que passa a ser de série em todas as versões. Também como item de série, ele vem com o InControl Telematics, que faz a interface entre a nova tela de 11,4 polegadas da central multimídia com o celular do usuário.
Sob o capô
O Defender recebe a motorização diesel MHEV, já presente no Discovery Sport. Ele utiliza o sistema Mild Hybrid Electric Vehicle (MHEV) que combina um propulsor de 300 cavalos com um alternador que também tem a capacidade de funcionar como motor elétrico.
O alternador usa a rotação do motor para gerar corrente elétrica, e recupera energia quando o carro desacelera, carregando uma bateria de lithium de 48v instalada no veículo. Ao operar como um motor elétrico, ele utiliza essa energia da bateria para dar partida no propulsor pelo start/stop e fornece a assistência de torque necessária para reduzir o consumo de combustível e a emissão de CO2.
Quase um anfíbio
Sua capacidade de transposição em trechos alagados é de até 900mm, sustentada pelo novo “Wade Programme” do sistema “Terrain Response 2”, que garante aos motoristas total confiança para atravessar águas profundas. Ele ainda tem capacidade de carga útil máxima de 900kg, teto estático de até 300kg e reboque de 3.500kg.
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