Entrevista
Para BMW, Brasil é o principal mercado na América Latina, vê X1 como best-seller e está em contagem regressiva para o lançamento do M2
Por Jota Pompílio - Em 13/09/2023 às 9:41 AM
Há um ano no cargo, bem-humorado, de riso fácil, inteligente, comunicador nato e nas horas vagas, roqueiro. Essas são algumas facetas de João Veloso Jr., Diretor de Comunicação Corporativa do BMW Group América Latina que entrevistamos recentemente. No México, ele falou de BMW Brasil para a In Road.
Como está o Brasil em relação aos outros países da América Latina em vendas?
O Brasil é hoje um dos nossos principais mercados na América Latina, e sua importância não está focada somente em vendas, mas também na infraestrutura que construímos no país. Hoje, além de um escritório nacional de vendas, em São Paulo, temos a maior fábrica de produção de automóveis premium da América do Sul, em Araquari (SC) e nossa única unidade dedicada para a produção de motocicletas fora da Alemanha, localizada em Manaus (AM). No Brasil, ainda temos um time de engenharia que hoje apoia o desenvolvimento de projetos mundiais, como o My BMW App, MINI App, o Infotainment do BMW iX e diversos outros projetos.
Entre janeiro e julho deste ano, o Brasil foi o país com mais modelos BMW vendidos em toda a América Latina e o segundo quando somamos as vendas do BMW Group. Em motocicletas BMW Motorrad, o país tem um dos seis maiores mercados mundiais em volume.
Fortaleza vem crescendo no mercado premium em relação às outras cidades da região e já é a primeira. Como a BMW vê o mercado cearense onde Porsche e BMW dividiram o mercado no primeiro semestre?
Trabalhamos muito perto dos nossos concessionários com total foco no cliente e, tradicionalmente, além de liderar as vendas no país, também buscamos a liderança em todos os estados. Neste primeiro semestre, modelos importantes como o BMW X1 chegaram no último trimestre por conta da atualização do modelo e começo de produção na fábrica. Esperamos um segundo semestre com maior oferta de produtos e mais lançamentos, e que isso seja refletido nas vendas.
Que ponto em comum você vê o cliente brasileiro e o cliente mexicano ao optar por um BMW?
Em comum, os brasileiros e mexicanos possuem muitas coisas, mas eu diria que o ponto principal é a paixão e a maneira de se relacionarem com o automóvel. A paixão por dirigir, pela tecnologia e por desejarem o que existe de mais avançando disponível no mercado de mobilidade premium são os demais pontos que conectam estes clientes.
Em ambos os mercados, os clientes também gostam muito da conexão do veículo com o celular e já começam a apostar em um maior avanço em eletrificação. Ao menos um em cada cinco modelos BMW vendidos nestes países, hoje, já é um modelo elétrico ou híbrido plugin. Aqui, vejo um pouco mais de aceitação a cores e não uma limitação aos tradicionais preto, prata, branco e cinza como principal ponto de diferenciação. O cliente mexicano gosta mais de modelos e interiores coloridos.
Aí no México, qual o modelo BMW que vende mais?
Hoje, os três modelos mais vendidos no México são os BMW X1, X5 e Série 3, nesta ordem.
Na América Latina, qual é o maior mercado para a BMW?
Hoje, o México vende mais modelos BMW e MINI. Pensando em uma marca, hoje o Brasil é o maior mercado regional de BMW e BMW Motorrad.
Que lançamentos a marca planeja fazer até o fim do ano?
Seguiremos com ritmos avançados até o final do ano em toda a América Latina. No Brasil, depois de um primeiro semestre com importantes lançamentos, como o novo BMW X1, BMW iX1, BMW i7, BMW iX M60, BMW X5 e BMW X6, além de novas opções de cores para o BMW Série 3 de forma a celebrar liderança entre os modelos premium vendidos no país. Em MINI, houve o lançamento do MINI John Copper Works Zesty Yellow 25k Edition, e em BMW Motorrad houve, entre outros, os lançamentos da BMW C 400 X e de diferentes versões da Touring R 18. Sempre estamos trazendo para o país as mesmas tecnologias e produtos que são destaque em todo o mundo. Gostaria de destacar principalmente o novo BMW M2, um dos automóveis de maior prazer em dirigir que há hoje no mercado, como destaque para o lançamento até final do ano.