Test drive
Pequeno, mas possante: Pulse Abarth te impressiona em tudo até parado!
Por Jota Pompílio - Última Atualização 22 de setembro de 2023
Dos carros que testei, sem dúvida, coloco o Pulse Abarth na conta dos melhores. O SUV tem suspensões, freios, câmbio, motor, pneus e direção especialmente pensados para te garantir toda sua esportividade. De Fortaleza a Viçosa do Ceará, interior do Estado, cerca de cinco horas da Capital, subindo a imensa serra de Ibiapaba, o modelo tirou de letra e em manobras arriscadas, como de ultrapassagem, ele te dava toda segurança!
Isso porque o SUV esportivo possui câmbio automático de seis marchas empurrado por um motor Turbo 270 1.3 com potência de 185 cv e torque de 270 Nm. Não é à toa que é o SUV compacto mais rápido do Brasil. E não é pra menos: chega a 100 km/h em 7,6 segundos e sua velocidade máxima é de 215 km/h (etanol). Sua relação peso-potência é 6,9 kg/cv. É diversão o tempo todo, seja no trânsito ou na estrada. O motor está sempre disposto e deixa o motorista com sorriso no rosto na maior parte do tempo. A começar quando a gente “dá na ignição” e escuta aquele roncozinho maravilhoso.
Em versão única, o Pulse Abarth tem escapamento duplo esportivo, central multimídia de 10,1″ com serviços conectados, paddle shifters, frenagem automática de emergência, freio de mão eletrônico com Auto Hold, wireless charger, comutação automática de faróis e alerta de mudança de faixa entre outros.
Assim como os contornos da parte externa te cativa, até a cor, rubro-negra, o interior está em harmonia. O escurecido o símbolo do escorpião está presente em 13 pontos, como no encosto dos assentos, centro do volante, badge do painel, em uma etiqueta no câmbio e até na tampa do motor. Os bancos em couro ecológico preto, o apoio de braço e o volante trazem costuras no tom vermelho, assim como a coifa do câmbio. Para te dar mais conforto, o console central possui espaços com diversos porta-objetos.
As rodas, mais largas propositalmente, de 17 polegadas, e pneus mais aderentes te dão toda a estabilidade principalmente em curvas. O sistema de freio também foi redimensionado para não perder seu legítimo DNA Abarth. Até mesmo a sonoridade do motor está mais esportiva, devido ao novo sistema de exaustão. Como um esportivo realmente utilitário, ele possui altura de um verdadeiro SUV, com vão livre do solo de 217 mm.
Segurança e tecnologia não poderiam faltar no Pulse Abarth. Nestes quesitos, ele traz diversos itens de série, que em outros modelos da categoria são oferecidos como opcionais. A central multimídia de 10,1 polegadas vem com o Connect Me, plataforma de serviços conectados que conta com mais de 30 funcionalidades. O usuário pode ter acesso a informações do seu veículo, como diagnósticos e a localização pelo smartphone, smartwatch ou até através de um assistente pessoal como Alexa ou Google Assistant. O preço da máquina como todo? R$ 149.990,00. Valor super justo para o que ele oferece. Já perdi a conta de quantos carros já avalie, do mais popular ao superesportivo e são poucos dos que realmente gostaria de ter na minha garagem. O Pulse Abarth, eu levaria.