Lançamento
Picape Oroch 2023 chega na Jangada Renault e deve vender bem com novo motor
Por Jota Pompílio - Em 13/04/2022 às 11:15 AM
Jota Pompílio, editor
Assim que a Renault lançou a Oroch 2023 a picape francesa já se encontrava em sua filial cearense, a Jangada Renault, à disposição para test drive, apreciação e tudo. Entre as novidades, destaque para a adoção do motor 1.3 turbo na versão top de linha, o interior renovado, reforço no pacote de equipamentos de segurança e as novas versões: PRO, Intense e Outsider. Um fato curioso: a picape perdeu o nome “Duster” que ostentava desde o lançamento. Na linha 2023, será apenas Renault Oroch.
“Acredito que a Oroch acertou em cheio ao colocar esse novo motor turbo que tem um bom desempenho, é econômico e tornou a picape muito mais dinâmica. O modelo ficou muito bom em dirigir. Posso dizer que se tornou mais atrativa em um segmento que as montadoras estão apostando muito”, salienta o diretor do grupo cearense Carmais, Léo Dall’Olio.
Na parte mecânica, Léo é só elogios ao novo motor turbo 1.3 turbo, de 162/170 cv e 27,5 kgfm de torque, ligado ao câmbio automático CVT com simulação de 8 marchas – substitui o antigo 2.0 com o câmbio automático de 4 marchas, ausente já há algum tempo na linha. Segundo a Renault, faz de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos. “Com essa nova versão, acredito que a Oroch pode fazer frente para picapes menores como o Fiat Strada como as maiores como a Fiat Toro. Ela tá super bem posicionada para representar a Renault nesses dois segmentos”, pondera Léo.
O que muda na estética?
A reestilização trouxe novo parachoque dianteiro, novos apliques laterais (na versão Outsider) e nova grade na dianteira, e novas lanternas escurecidas e um escrito Oroch destacado na tampa na traseira. As rodas também são novas, ainda em 16″.
Se por fora a mudança é até leve pelo tempo de mercado da Oroch, o interior sim é totalmente renovado. Dá para perceber que mistura elementos do Duster e Captur desde o dashboard próprio, com elementos do Duster como as saídas e comandos de ar-condicionado, uma central multimídia de 8″ elevada e o painel de instrumentos baseado no Captur, com a tela central para velocímetro e uma para o computador de bordo.
Os acabamentos das portas são semelhantes ao do Duster, até mesmo as maçanetas e tecidos. O volante segue a identidade que a marca aplica desde a reestilização do Sandero, assim como a chave canivete – não há partida por botão nem mesmo na Outsider, a topo de linha. Resolve os problemas de ergonomia da antiga Oroch, apesar de ainda ter algumas deficiências.
Como é uma picape, a caçamba tem capacidade entre 650 kg (Intense e Outsider) e 680 kg (PRO), ou 683 litros. O ângulo de entrada é de 27,5º, saída de 22,4º e altura do solo de 212 mm.
Versões
A Renault Oroch 2023 será vendida em três versões: PRO, Intense e Outsider, sendo as duas primeiras com o motor 1.6 SCe com câmbio manual de 6 marchas e a Outsider com o 1.3 turbo TCe com câmbio CVT de 8 marchas simuladas,