Marca premium
Primeira baixa: Mercedes-Benz não fabricará mais Classe C e GLA no Brasil
Por Jota Pompílio - Em 18/12/2020 às 10:28 AM
Jota Pompílio, editor
A montadora premium alemã decidiu encerrar a produção de automóveis em sua fábrica em Iracemápolis, em São Paulo. A unidade brasileira era responsável pela produção do sedan Classe C e pelo SUV de entrada GLA. Traduzindo: se você quiser comprar uma Mercedes, ela não será mais nacional, mas importado de um outro país. É bom salientar que, mesmo com a fábrica fechada, cerca de 50 concessionários de automóveis premium vão continuar oferecendo os veículos Mercedes aos clientes no mercado brasileiro.
O motivo
Segundo a fabricante em nota, a decisão foi tomada com base em vários fatores, incluindo a mais importante: má situação do mercado brasileiro. “A Mercedes irá buscar alternativas para os empregados, incluindo a possibilidade de um programa de demissão voluntária e outras possibilidades que serão avaliadas em um futuro próximo”, diz a nota.
Déjà vu
Trata-se da terceira vez na história que a Mercedes decide encerrar a produção de automóveis no Brasil. A primeira foi em 2005, quando o subcompacto Classe A parou de ser montado em Juiz de Fora (MG), onde o CLC também deixou de ser montado, a partir de dezembro de 2010, há 10 anos. Com isso, a linha de automóveis da marca no País passa a ser toda importada.