Protegendo seu veículo da temível maresia
Por Admin - Em 02/01/2019 às 5:05 PM
As férias chegaram e janeiro é praticamente sinônimo de viagem e praia, não é mesmo? Segundo especialistas, nesse período, é necessário redobrar os cuidados com a ação corrosiva da maresia, que além da carroceria pode afetar diversos componentes mecânicos do veículo. Para evitar o processo de oxidação e corrosão na lataria e nas peças de metal do carro, o motorista pode adotar alguns cuidados.
Antes de ir para o litoral, por exemplo, melhor polir o automóvel, uma vez que a cera atua como uma película protetora. Depois, ao voltar da praia, experts recomendam lavar o carro no mesmo dia ou o mais breve possível. E como deve ser feita a limpeza? A limpeza deve ser feita com shampoo automotivo ou água e sabão neutro, e por completo, incluindo tanto a lataria quanto a parte debaixo do veículo. Ah, evitar produtos alcalinos e derivados de petróleo é sempre bom, pois eles danificam os componentes de borracha.
Se você for passar uma semana na praia, por exemplo, outra dica importante é deixar o carro estacionado em um lugar coberto e fechado durante a noite, reduzindo o efeito na maresia. Contudo, essa não é a única preocupação: a areia também pode prejudicar o funcionamento de alguns componentes da suspensão. Caso a coifa de proteção do amortecedor esteja rasgada ou danificada, permitindo a entrada de areia, isso poderá comprometer a haste e o retentor, reduzindo o desempenho da peça. Nesse caso, os passageiros sentirão desconforto a bordo do carro, além de aumentar o risco de acidentes. Por isso, o carro deve ser levado para uma inspeção ao retornar da viagem. Veja aí mais dicas que a Road In separou para vocês.
Lave o carro semanalmente
Se você vive na praia ou vai passar um longo período no litoral, é recomendado lavar o automóvel ao menos uma vez por semana. Já quem vai curtir um fim de semana ou feriado à beira-mar, deverá levar o veículo para lavar assim que retornar. Em ambos os casos, é indicado encerar o carro mensalmente.
Invista em selantes
A vitrificação é uma boa proteção contra a maresia para a pintura. Também existem selantes para os vidros, plásticos e borrachas à base de nano sílica.
Lixe a ferrugem
Pequenos pontos de ferrugem podem ser removidos manualmente com uso de uma lixa grana 600 e aplicação de tinta de reparo. Mas isso só é indicado para pequenos pontos ou regiões mais escondidas, uma vez que a pintura poderá ficar com tonalidade diferente do restante do veículo.
Cuidado com as capas
Veículos que ficam parados em ambientes de alta umidade com capa podem sofrer ainda mais com a maresia, pois a corrosão vai ocorrer sob o espaço formado entre a capa e a carroceria. Além disso, a ação de colocar e tirar a capa muitas vezes pode riscar o carro.