Picape da Nissan

Renovada, dirigi uma das picapes mais cobiçadas, a Nova Frontier

Por Jota Pompílio - Última Atualização 22 de dezembro de 2022

Jota Pompílio, editor

 

Img 20221118 Wa0016

Teste realizado na bucólica Guaramiranga – região serrana do Ceará. Fotos do editor

Vou logo adiantando: de longe (e imagina de perto) a picape japonesa impressiona por seus belos contornos externos, pelo conforto a bordo e alguns equipamentos exclusivos. Dirigir uma picape é máximo porque você sente “o mundo aos seus pés”. Você olha as coisas de cima para baixo. Com a Platinum –versão que peguei – não é diferente! Ótimo espaço interno e nem precisa comentar a dirigibilidade, né! 10 nota 10!

Img 20221118 Wa0014

Ditando regras

A bordo e pelas rodovias do meu Ceará, uma novidade da linha 2023 é a adição do sistema de modos de condução. O que faz? Ele permite escolher entre Standard (Normal), Sport, Off-Road e Tow (reboque). Isto mexe na resposta do acelerador e nas trocas de marcha do câmbio automático de sete marchas. Por exemplo, o modo Sport busca rotações mais altas para usar o máximo da potência, enquanto o off-road busca o torque ideal para enfrentar lama e outros pisos escorregadios.

Nissan Frontier Platinum 2023 Teste (1)

Nissan Frontier Platinum 2023

Ah, a Nova Frontier que é importada da Argentina, ganhou freios a disco nas quatro rodas, descartando os tambores para as rodas traseiras. O efeito disso é por não perder a força de frenagem em algumas situações.

Tradição

O interior já não mexeu tanto assim. O painel de instrumentos usa uma tela TFT de 7” para computador de bordo, mas manteve o velocímetro e o conta-giros analógico. A central multimídia continua com um display de 8” compatível com Android Auto e Apple CarPlay.

Porém, temos que ser justos: adquiriu várias coisas. Os seis airbags agora são de série, as versões mais caras trazem frenagem automática de emergência, sensor de ponto cego, assistente de permanência em faixa e alerta de tráfego cruzado. Ainda é a única a oferecer câmera 360°.

A Platinum possui os mesmos modos de tração (4×2, 4×4 e 4×4 Low) e, portanto, tem bons atributos para vencer obstáculos off-road, mas a irmã está preparada para enfrentar situações mais desafiadoras.

Img 20221118 Wa0017 (1)

Caçamba pode receber até 1.054 litros de carga

Aguentando peso

Na Nova Frontier, a caçamba também mereceu atenção especial. A picape da Nissan apresenta uma excelente combinação de carga útil e volume. Para isso, o compartimento tem uma altura maior em relação a sua antecessora – 25 mm, perto da cabine, e até 50 mm nas laterais, perto da tampa – tendo capacidade para receber até 1.054 litros de carga. E a capacidade chega a 1.043 kg. Para o conforto maior na hora de utilizar a caçamba, o para-choque traseiro tem um degrau que facilita o acesso e o uso da caçamba.

Em Fortaleza, na Jangada Nissan, custando R$ 326.890,00, a platinum é equipada com o motor 2.3 biturbo e levei de 0 a 100 km/h em 11,2 segundos depois que o sinal ficou verde. Detalhe: isso foi feito num domingo. Fica a dica: vale demais a compra!!!

 

Mais notícias

Ver tudo de IN Road