No Brasil
Salão do Automóvel volta com tudo. Saiba quando, que ano e onde
Por Jota Pompílio - Em 14/10/2024 às 2:19 PM
Após sete anos de ausência, o disputado Salão do Automóvel voltará a ser exposto no Brasil em 2025 para mostrar as principais tendências do mercado, segundo a ANFAVEA. A exposição de várias marcas automotivas foi confirmada para os dias 22 de novembro a 1º de dezembro no reformado Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo (SP).
Na prática, o modelo da exposição deve seguir os padrões da CES Las Vegas e dos reconfigurados Salões de Pequim, Munique e Detroit, todos eles visitados recentemente pela ANFAVEA. Na próxima semana, o presidente da entidade estará em visita oficial ao Salão de Paris, na busca contínua pelas melhores práticas de exposição, dentro dos conceitos de mobilidade do futuro.
Objetivo
O foco do evento passa a ser total nos produtos, na experiência com test-drives, nos serviços aos clientes, e sobretudo nas novas tecnologias de propulsão ambientalmente amigáveis, de segurança e de conectividade entre carro e motorista, além da conexão entre veículos e o seu entorno.
O novo Salão do Automóvel, como sempre foi desde a primeira edição, em 1960, será um evento plural, com a presença de fabricantes tradicionais, novos entrantes, importadores e de empresas que representam o que há de mais avançado em tecnologias automotivas. A última, que ocorreu em 2018, no São Paulo Expo, teve 29 marcas presentes e reuniu um público total de 742 mil pessoas. A previsão é que o número de visitantes aumente e chegue próximo a 1 milhão em 2025.
A retomada da exposição era uma demanda feita publicamente pelo Presidente Lula há meses. Segundo ele, o país não poderia abrir mão de uma vitrine tão importante para os veículos produzidos no país, tanto para o público interno como para visitantes internacionais.