Test-drive
Sedan Cruze empolga no desempenho e te seduz já no visual
Por Jota Pompílio - Em 18/01/2023 às 12:15 PM
Jota Pompílio, editor
Foi se o tempo que um sedan tinha um apelo só de família. Hoje com contornos mais esportivos e joviais, o sedan atrai uma boa parcela de solteiros, que gosta de motor potente e de ousados contornos. O GM Cruze te passa isso e muito mais.
À venda na Sanauto – autorizada Chevrolet na capital cearense, peguei a versão top, a premier e a dirigi entre avenidas e rodovias estaduais do Ceará. O feedback das pessoas que o viram foi de curiosidade e de espanto: “que máquina! Ele é importado?”; “Poxa, que aro!”; “Tá de quanto, hein?”.
Impressões
Acelerando-o e fazendo curvas, dá para sentir de cara que ele tem uma ótima dirigibilidade. O motor tem ótimas arrancadas e pega embalo rápido – situação que é ótima para ultrapassagens em curta distância. Deu-me muita segurança ao fazer essas manobras. Quem o empurra? Seu motor de 1.4 turbo, flex, de 153 cavalos de potência e transmissão automática com seis velocidades. Ah, o torque é de 24,5 kgfm. E não é bebedor não, viu? Pelo o contrário! Com gasolina na estrada, o Cruze Premier ficou entre 14 e 15 km/l com dois ocupantes. 11,8 km/l no urbano. A velocidade dele é de 214 km/h e aceleração de 0 a 100 fica na casa dos 8 segundos.
Por dentro, o acabamento é de puro gosto! O modelo trás de série bancos com acabamento em couro. Ah, o comprador pode escolher entre marrom ou preto. A bordo, há um painel com mostradores com fácil visualização. Os instrumentos muito bem localizados e um pacote de série recheado de equipamentos de segurança e conforto. O porta-malas de 440 litros é bem espaçoso e ótimo para viajar.
Manutenção e revisão
O Cruze 2023 conta com garantia de três anos, sem limite de quilometragem. O plano de revisões até 60 mil km tem custo total de R$ 4.832.